“Para todas as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento” é o tema escolhido pela ONU Mulheres para marcar o 8 de Março, em 2025. Como a própria instituição indica, o lema é “um chamado para ações que possam ampliar a igualdade de direitos”, proporcionando “poder e oportunidades para todas, e um futuro feminista onde nenhuma seja deixada para trás”.
Para alcançar esse horizonte, a campanha global das Nações Unidas nos convoca a uma mobilização em três grandes frentes, que se entrelaçam: promoção de direitos de mulheres e meninas; incentivo à igualdade de gênero; e fomento ao empoderamento.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem atuado para criar e fortalecer iniciativas alinhadas às diretrizes das Nações Unidas, levando mais conscientização sobre o tema para nossas comunidades; estabelecendo parcerias para a capacitação de mulheres em situação de risco; investindo em projetos e parcerias que miram a educação e a autonomia de meninas; e estabelecendo políticas para garantir mais paridade de gênero na Corte estadual mineira.
Neste Dia Internacional da Mulher, reiteramos o compromisso do Judiciário mineiro em contribuir, no âmbito de nossas atribuições, para garantir a todas, sem distinção, direitos, igualdade e empoderamento.
Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais