Um brasileiro ou uma brasileira, de qualquer ponto remoto do planeta, ao ver uma Bandeira do Brasil ser empunhada por um desconhecido, reconhece ali um provável compatriota, e aquela imagem certamente o remeterá a todo um sentimento ligado ao nosso País.
Essa capacidade de condensar a identidade de uma nação é própria dos símbolos oficiais nacionais, entre os quais, como está expresso na nossa Constituição Federal de 1988, figura a Bandeira Nacional, celebrada neste 19 de novembro.
Em nossa gestão, de forma inédita, no dia 19 de novembro de 2020, realizamos o hasteamento da bandeira em solenidade que reuniu toda a direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O ato em celebração à data cívica se deu ao som do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino à Bandeira do Brasil, com execução pelo sexteto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.
O rito, repetido neste 19 de novembro de 2021, é uma forma a mais de o Judiciário mineiro enaltecer a flâmula nacional e de estimular, dentro de cada um de nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, os sentimentos de patriotismo e de pertencimento, importantes para fortalecermos o valor da união e da soberania, imprescindíveis para a harmonia social no nosso País.
Desembargador Gilson Soares Lemes
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais