
A desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi agraciada, nesta sexta-feira (21/4), em Ouro Preto, com a Grande Medalha da Inconfidência, em tradicional evento promovido pelo Governo de Minas Gerais.
Também receberam a honraria a desembargadora Maria Lúcia Caruso, contemplada com a Medalha de Honra, e os juízes auxiliares do TJMG Thiago Colnago, Marcela Novais, Rodrigo Faria e Eduardo Reis, com a Medalha da Inconfidência.
O presidente do TJMG, José Arthur Filho, condecorado com a Grande Medalha da Inconfidência, não pôde comparecer à cerimônia, assim como as desembargadoras Áurea Brasil e Yeda Athias, vice-corregedora geral de Justiça, agraciadas com a Medalha de Honra.
A Medalha da Inconfidência é a maior comenda do Estado e é entregue a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais, dentro das celebrações do Dia de Tiradentes, quando a capital é temporariamente transferida para Ouro Preto, a 100 km de Belo Horizonte.

Honra
Para a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto é uma grande honra representar o presidente José Arthur Filho em evento de tamanha envergadura. "Estou muito feliz também em ser agraciada com a Grande Medalha da Inconfidência, ao lado de outros magistrados do Tribunal de Justiça. Esta cerimônia revive as nossas tradições, a nossa mineiridade", disse a desembargadora.
A desembargadora Maria Lúcia Caruso agradeceu ao Governo de Minas Gerais. "A felicidade é imensa e hoje podemos rememorar as conquistas dos nossos antepassados e seus grandes feitos em prol do nosso Estado e da nossa liberdade", afirmou.
Também presente à solenidade, o desembargador Luiz Carlos Gambogi foi prestigiar o filho, o desembargador federal Flávio Boson Gambogi, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, outro homenageado. "É um orgulho imenso e estamos muito felizes", disse o desembargador. Foram agraciados, ainda, com a Grande Medalha, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Maurício Torres Soares, que não pôde estar presente, e o vice-presidente e corregedor do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.

Cerimônia
Atendendo a pedidos da população local, a solenidade foi realizada em dois momentos distintos. A cerimônia oficial de salva de 21 tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira foram feitos na Praça Tiradentes, no coração da histórica Ouro Preto, sob a condução do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Ao lado do governador estava o ex-presidente da República, Michel Temer, e a desembargadora Tereza Cristina da Cunha Peixoto, representando o chefe do Poder Judiciário Mineiro, desembargador José Arthur Filho.
Em seguida, o governador conduziu o ato simbólico da Medalha da Inconfidência que foi realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde os 170 agraciados receberam as honrarias.
História
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
Este ano, 170 personalidades foram agraciadas com a comenda. O Grande Colar, maior honraria, foi entregue ao ex-presidente da República, Michel Temer. Também foram agraciados com as demais medalhas, promotores e procuradores de Justiça, defensores, políticos, religiosos, educadores, militares, médicos, jornalistas, artistas plásticos, dentre outros.
Ao todo, foram distribuídas 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.
Confira aqui as fotos do evento.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial