Com parte dos recursos para a reforma repassados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi reinaugurada, nesta quinta-feira (1/9), a maternidade do Hospital São João de Deus, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A unidade estava fechada havia 10 anos. O montante destinado às obras se originou de verba de prestação pecuniária, gerida pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG.
A maternidade pôde, com os recursos, adquirir equipamentos e insumos para a instalação de oito leitos obstétricos, com alojamento conjunto para mães e bebês, além de dois leitos de observação e três quartos localizados no Centro de Parto Normal da instituição, usados para realização de procedimentos humanizados. A ala conta, ainda, com uma unidade de cuidados intermediários e bloco específico para urgências, caso seja necessária a realização de cesáreas.
A solenidade de reinauguração contou com a presença do coordenador do GMF, juiz convocado para exercer o cargo de desembargador Evaldo Elias Penna Gavazza, que representou o supervisor do GMF, desembargador Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista.

“Nós recebemos esse pedido muito sensível, relevante e importante para a comunidade, e estamos atendendo em duas fases, sendo a primeira para a compra de equipamentos e a segunda para a compra de uma subestação. O GMF, junto aos juízes de execução penal de todo o Estado, é gestor das chamadas verbas de prestação pecuniária, que são pagamentos de multas decorrentes de infração penal que as pessoas condenadas recolhem aos cofres públicos. E parte desse montante é destinada a obras de relevante valor social”, afirmou o juiz Evaldo Gavazza.

Para o diretor-geral do hospital São João de Deus, o médico Celso Frederico Haddad Lovalho, a parceria com o TJMG foi essencial para que, a partir desta quinta-feira (1/9), a unidade possa voltar a realizar partos. “Pudemos, com a ajuda do Tribunal de Justiça, realizar o projeto. Jamais vamos esquecer o dia em que nós assinamos o convênio. Foi um momento feliz que passamos aqui porque a gente sabia que precisava dessa ajuda. Somos eternamente gratos”, finalizou.
Também estiveram no evento de inauguração do espaço o prefeito de Santa Luzia, Luiz Sérgio Ferreira Costa; a secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Dias Duarte Tomé; o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Wander Carvalho; e demais autoridades da cidade, entre outras autoridades, colaboradores e convidados.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial