Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Mais jovens aprendizes iniciam atividades no TJMG

ArcelorMittal é parceira na contratação de 19 adolescentes


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-jovens-parceiros.jpg
Rapazes e moças que integram o projeto Jovens Parceiros começaram 2019 com contrato de trabalho

Uma iniciativa de grande alcance social, com poder de transformar a vida de dezenas de jovens em situação de vulnerabilidade social, tem se materializado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Trata-se do projeto Jovens Parceiros.

Como desdobramento do projeto, desde a quarta-feira (8/1), 19 jovens passaram a atuar na área administrativa do TJMG, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. Os adolescentes foram contratados pela ArcelorMittal e encaminhados ao Tribunal mineiro.

A juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto, conta que o projeto Jovens Parceiros é uma iniciativa do TJMG que visa à formação técnica e profissional de aprendizes por meio de convênio com empresas interessadas em cumprir a cota social prevista na legislação trabalhista. Algumas delas encontram dificuldade, em razão da natureza de suas atividades, de empregar os aprendizes dentro de seu próprio estabelecimento.

Ouça o podcast com o áudio da juíza Rosimere das Graças do Couto:

Edital

A legislação determina que toda empresa com mais de 100 funcionários tenha uma cota de jovens aprendizes. O TJMG lançou um edital para que pessoas jurídicas formalizassem convênio e os encaminhassem para experiência prática no Judiciário estadual.

Foi o caso da ArcelorMittal. A juíza auxiliar Rosimere das Graças do Couto conta que a iniciativa, além de inovadora, gera bons resultados, não só para o TJMG – com o incremento da força de trabalho – como para os adolescentes, que se qualificam profissionalmente. 

A magistrada comenta que os jovens aprendizes têm a possibilidade de conhecer a estrutura do Tribunal de Justiça e ampliar o conhecimento sobre a aplicação do Direito. "Ao final do contrato, estão prontos para trabalhar no serviço público e privado", diz.

O gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação da  Arcelor Mittal, Fernando Carvalhaes, ressaltou que a parceria com o TJMG demonstra a responsabilidade social e a preocupação da empresa com a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Convênio semelhante foi assinado com a MRV Engenharia, em julho de 2019. Jovens aprendizes passaram a trabalhar no TJMG, sob a supervisão da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). Leia mais.

Confira a íntegra do edital de credenciamento.

 

 Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial