
Magistrados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram, nos dias 23 e 24/8, de curso de medidas de autoproteção e treinamento tático voltado para magistrados, promovido pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O treinamento, realizado na Base do Bope em Belo Horizonte, buscou preparar magistrados para situações de risco em diferentes contextos, oferecendo técnicas de autoproteção aplicáveis no cotidiano e em momentos de lazer. O programa incluiu porte e uso de arma de fogo em ambientes simulados, defesa pessoal, autossocorro e atendimento pré-hospitalar em combate.
Participaram da ação 41 magistrados, incluindo o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna; o ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa; os desembargadores do TJMG Amauri Pinto Ferreira, Henrique Abi-Ackel Torres, Luiz Carlos Gomes da Mata, Magid Nauef Lauar e Rui de Almeida Magalhães; o desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) Fernando Antônio Nogueira Galvão da Rocha; o juiz de 2º Grau do TJMG Alexandre Magno Mendes do Valle; o vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), juiz Ricardo Sávio de Oliveira; o vice-presidente administrativo da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos; e os juízes do TJMG Christian Garrido Higuchi, Estevão José Damazo, Gustavo Moreira, Leonardo Lima Públio, Marcelo da Cruz Trigueiro, Paulo Cezar Mourão Almeida e Paulo Sérgio Tinoco Neris.
A abertura contou com a saudação do comandante do Bope, tenente-coronel Haendell Reis Pinheiro, e palestra do major PM Paulo Vinicius Rodrigues de Matos, do Comando de Missões Especiais do Bope, sobre estratégias de autoproteção.
Avaliação positiva
O desembargador Saulo Versiani destacou a importância dessa experiência na prestação jurisdicional: "É necessário que os magistrados tenham esse contato. No momento de julgar, a visão será outra, porque a experiência agrega muito ao nosso conhecimento."

Para o ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, o curso é muito importante ao aproximar o Judiciário da PMMG. Segundo ele, a formação contribui para a tomada de decisões mais informadas, melhor análise de provas, maior compreensão da dinâmica de segurança pública, além de desenvolvimento de habilidades de análise crítica.
"É essencial que juízes criminais conheçam a corporação militar e adquiram noções de segurança e defesa, o que contribui para decisões mais precisas e justas."
Parceria e aprimoramento
O vice-presidente administrativo da Amagis, juiz Jair Francisco dos Santos, destacou que a parceria com o Bope é essencial para preparar magistrados em medidas de segurança e contribuir para sua proteção e da sociedade.
"A parceria da Amagis com o Bope é fundamental para garantir que nossos magistrados estejam cada vez mais preparados e conscientes sobre medidas de segurança. Esse curso é uma oportunidade valiosa de aprimoramento pessoal e profissional, que contribui diretamente para a proteção dos magistrados e da própria sociedade."
O juiz titular da 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente da Comarca de Belo Horizonte, Paulo Cezar Mourão Almeida, ressaltou a qualidade da formação:
"Tanto a qualidade dos ensinamentos quanto a atenção dos instrutores são de altíssimo nível. Além de nos orientar sobre quando usar e quando não usar uma arma, o curso nos ajuda a compreender a dinâmica de uma cena de crime envolvendo arma de fogo, algo que também é muito útil no exercício da magistratura."

Para o juiz da 1ª Unidade Jurisdicional do Juizado Especial da Comarca de Contagem, Leonardo Lima Públio, a experiência deve ser replicada por ampliar a consciência sobre segurança e auxiliar no entendimento de processos envolvendo armas de fogo.
O juiz da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ibirité, Estevão José Damazo, destacou a importância da atualização e dos treinamentos práticos, que "revelam a dificuldade real de reação e contribuem para uma melhor compreensão dos casos julgados".
* Com informações da Amagis.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial