
A vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane Lima Emmerich Mendonça, e a juíza Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, titular da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Vespasiano e integrante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), participaram, na quinta-feira (22/5), da 5ª edição do "Seminário Jurídico" promovido pela Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), no Auditório JK da Cidade Administrativa.
A desembargadora Kárin Emmerich representou a Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais. A juíza Cibele Mourão Barroso Oliveira representou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e também a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte.
Em sua 5ª edição, ação educacional abordou a violência contra a mulher, o enfrentamento do problema, a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores. O Seminário buscou, ainda, disseminar informações relevantes e prevenir ilícitos por meio do aprimoramento das práticas correcionais e do serviço de Ouvidoria.
No evento, também foram agraciados militares que se destacaram nessa esfera de atuação. Estiveram presentes, entre outras autoridades, a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e o chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa.
As magistradas do TJMG salientaram a relevância dos debates em torno da temática e do envolvimento das instituições componentes do Sistema de Justiça com ele. Para a desembargadora Kárin Emmerich, a iniciativa é muito importante.
"A capacitação permanente de quem lida com essas demandas se faz sempre necessária, para assegurar um olhar diferenciado e atualizado sobre a questão. Sabemos que os primeiros atendimentos realizados pelas forças de segurança, em especial, pelo Corpo de Bombeiros, são determinantes para o desfecho positivo de muitos casos. O olhar técnico, aliado à escuta sensível, pode significar, para a mulher, a diferença entre a vida e a morte, entre o recomeço e a perpetuação do ciclo de violência. Por isso, eventos como este fortalecem o que há de mais nobre em nossas missões institucionais: o dever de proteger e de servir à sociedade com justiça, dignidade e respeito aos direitos humanos", afirmou a vice-corregedora-geral.
Segundo a juíza Cibele Mourão Barroso Oliveira, o diálogo entre os atores empenhados nessa problemática é fundamental.
"O quinto 'Seminário Jurídico' da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar merece nosso aplauso pela pertinência do tema escolhido. Compartilhar conhecimento sobre a violência contra a mulher é uma forma eficaz de combater esse triste problema. O evento, primorosamente organizado, reforça a reflexão e a sensibilidade dos bombeiros militares de Minas Gerais, seja em seu cotidiano pessoal, seja no atendimento a mulheres em situações de violência. Foi uma honra ter representado o TJMG perante essa respeitável corporação", concluiu.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial