
Magistradas e magistrados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), aposentados de janeiro de 2023 a junho de 2024, foram homenageados nesta segunda-feira (9/9) pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, participou do evento, no qual o orador foi o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela, aposentado no ano passado para assumir o cargo em Brasília. Na solenidade, além de placa condecorativa, os magistrados receberam a Medalha Reynaldo Ximenes.
Para o presidente do TJMG, a homenagem às magistradas e magistrados aposentados se reveste de grande importância, pois mostra o compromisso da instituição com seus associados que prestaram relevantes serviços ao jurisdicionado. “Trata-se de importante homenagem, pois a Amagis reconhece a importância de todos que se aposentaram. Esta é a magistratura de ontem, de hoje e de sempre”, salientou.
O ministro do STJ Afrânio Vilela destacou que esta é mais uma grande iniciativa da Amagis em prol daqueles que dedicaram suas vidas à magistratura. “É um momento de reencontrarmos colegas, com os quais trabalhamos em prol da sociedade. Para mim este momento é uma grande emoção, pois a magistratura representa uma grande família, e que nos faz repensar tudo que vivemos, tudo que representamos um para o outro, mas principalmente para o jurisdicionado”, afirmou.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, disse que a homenagem é uma demonstração da importância da magistratura para a sociedade. “É uma grande oportunidade para festejarmos a carreira e motivar outras pessoas a ingressarem na magistratura, esta profissão vitalícia que marca a vida de todos nós”, ressaltou.

Compareceram à solenidade os seguintes magistrados e magistradas aposentados: desembargadores Belizário Antônio de Lacerda, Flávio Batista Leite, Afrânio Vilela, Geraldo Augusto de Almeida, José Geraldo Saldanha da Fonseca e Jose Mauro Catta Preta Leal; além dos juízes Vinícius Dias Paes Ristori, José Aluísio Neves da Silva, Wellington Reis Braz, João Batista Lopes, Giovanna Elizabeth Pereira de Matos Costa e Moema de Carvalho Balbino. Também recebeu a homenagem o juiz Hélio Marcos Mioto, falecido, que foi representado pela esposa Jaqueline Alexandre Mioto.
Também foram homenageados os seguintes magistrados, que não puderam comparecer à solenidade: desembargadores Geraldo Domingos Coelho e José Flávio de Almeida; juízes Ada Helena Antunes Torres, Arthur Eugênio de Souza, Braulino Corrêa da Rocha Neto, Joamar Gomes Vieira Nunes, Luciene Cristina Marassi Cagnin, Márcia Rezende Nonato da Silva, Marcus Caminhas Fasciani e Renata Bomfim Pacheco.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial