Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistradas do TJMG visitam Casa da Mulher Mineira

Desembargadoras Evangelina Castilho Duarte e Maria Luíza de Marilac foram recebidas pela delegada Karine Tassara


- Atualizado em Número de Visualizações:

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte, e a superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Maria Luíza de Marilac, visitaram, nesta quarta-feira (24/8), a Casa da Mulher Mineira, na capital. O local é uma unidade policial de acolhimento e atendimento às vítimas de violência doméstica, familiar e sexual.

As magistradas estavam acompanhadas das servidoras do TJMG Sandra Ferreira Nunes e Bianca Pontes Siqueira, e foram recebidas pela delegada Karine Tassara, responsável pela Casa.

not---casa-da-mulher-mineira-2.jpg
Visita de cortesia teve o objetivo de aprofundar o diálogo com a Polícia Civil (Crédito: Divulgação TJMG)

O objetivo da visita foi conhecer o espaço, compreender o seu funcionamento e aprofundar o diálogo com a delegada.

A Casa da Mulher Mineira foi criada por iniciativa da Polícia Civil, em parceria com outras entidades. A inauguração do espaço ocorreu em março deste ano. Nas 12 salas existentes na Casa, as vítimas de violência de gênero que buscam a polícia espontaneamente recebem atendimento humanizado e multidisciplinar.

No local, as mulheres podem pedir medidas protetivas de urgência, receber orientação jurídica e até serem acompanhadas até suas casas para a retirada de seus objetos pessoais. Também podem receber a guia para a realização do exame de corpo de delito, fazer a representação criminal e ser encaminhadas para abrigos, para serviços de atendimento psicológico e para orientação jurídica na Defensoria Pública.

A unidade de acolhimento funciona no Barro Preto, próximo à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Na Casa, o atendimento é feito por uma equipe de policiais, psicólogos e assistentes sociais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial