Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Laboratório de Inovação do TJMG pode conquistar troféu nacional

Comunidade pode votar em Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2022


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Premiacao-Expoju-2.jpg
O laboratório de inovação do TJMG - UAILab - concorre em uma das categorias (Crédito: Divulgação / TJMG)

Antes de completar um ano de vida, a Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab)  do Tribunal de Justiça de Minas Gerais já está competindo, como finalista, em duas categorias  do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (Expojud) 2022. O laboratório mineiro concorre como finalista nas categorias de Projetos (subcategoria “Laboratório de Inovação”) e de Pessoas/Executivo de Inovação (subcategoria “Justiça Estadual e Militar”). 

Em sua terceira edição, o evento distingue e incentiva as iniciativas e projetos inovadores de tecnologia, de gestão e de projetos de inovação de instituições do ecossistema de justiça. Os internautas podem votar nos candidatos, desde que se cadastrem previamente, até o dia 23/10, no site do evento. A eleição ocorre em 24/10 e o resultado será conhecido no dia seguinte (25/10). Acesse a página da Expojud e faça seu cadastro.

Além do laboratório de inovação, compete na condição de representante do Judiciário estadual mineiro no Expojud 2022 a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), Priscila Pereira de Souza. A servidora do TJMG também é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e docente em cursos de especialização da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Not---Premiacao-Expoju..jpg
O juiz coordenador da UAILAb, Rodrigo Faria, e a gerente Priscila Souza destacaram a importância do prêmio para o TJMG (Crédito: Divulgação)

Para o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do UAI-Lab, Rodrigo Martins Faria, ficar entre os finalistas é um feito importante para o TJMG, pois a UAI-Lab foi criada há pouco mais de seis meses. "Estamos muito motivados e esperamos, agora, que o público nos apoie com seu voto, porque todo o nosso empenho é voltado para eles, e essa vitória certamente se reverterá em novas possibilidades e em mais engajamento da equipe para desenvolver iniciativas de impacto. Afinal, o diálogo permanente, a pesquisa, a escuta e o debate, a comunicação e a divulgação das descobertas são aspectos cruciais da inovação, e essa premiação amplia as condições de atingirmos mais pessoas com nossas ações”, argumenta.

De acordo com a gerente Priscila Souza, a participação é uma grande responsabilidade, porque significa ser representante do Judiciário estadual mineiro e mostrar o trabalho de toda a instituição com foco na inovação e no estímulo à criatividade e ao aprimoramento. Para a servidora, o reconhecimento dá visibilidade às boas práticas e projetos do TJMG, fortalecendo a cultura de valorização das ideias e de sua execução para obtenção de resultados em benefício do cidadão.

“Sermos indicados em duas categorias de um dos maiores prêmios de inovação do país, com apenas 8 meses de existência, é fruto de um grande trabalho em equipe! Esta conquista não é apenas do time UAILab, mas de todos os servidores, magistrados e colaboradores de diversos setores da instituição, que têm nos apoiado a difundir a cultura da inovação e a desenvolver projetos inovadores", enfatiza.

De acordo com a gerente, é importante frisar que, durante esse período, foram produzidos conteúdos de assuntos da área de inovação para a comunidade, por meio de podcasts e lives. "Além disso, institucionalizamos o uso de linguagem simples e direito visual e empreendemos como projeto-piloto o Conecta TJMG, que propõe o trabalho híbrido, um ambiente mais acolhedor e humanizado para o público interno e externo. Lançamos a Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, propiciando integração e cooperação de entidades públicas e privadas, visando à cocriação de programas e ações interinstitucionais de inovação e pesquisa científica e tecnológica. Outro destaque é o Certificado Agenda 2030, que reconhece as iniciativas dos setores que contribuem com algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre outras iniciativas", diz.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial