Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Justiça pela Paz mobiliza Comarca de Valadares

Ações são desenvolvidas em conjunto com a Rede de Atendimento à Mulher


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia2-violencia-domestica-GV-29.08.19.jpg
Servidores da Comarca de Governador Valadares participaram de palestras, roda de conversa, oficinas, palestras e outras ações

No mês em que se celebram os 13 anos da Lei Maria da Penha, diversas ações de combate à violência doméstica contra a mulher marcaram a 14ª edição do Justiça pela Paz em Casa na Comarca de Governador Valadares. Julgamento de processos relacionados à violência doméstica, roda de conversa, debates, oficinas de capacitação, atendimentos à comunidade integraram a diversificada programação.

Na semana de 19 a 23 de agosto, no fórum da comarca, foi cumprida uma pauta exclusiva de audiências de instrução e julgamento em processos relativos à violência contra a mulher.

Paralelamente à realização das audiências, a juíza da 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Solange de Borba Reimberg, visitou, no dia 21, a unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Governador Valadares para uma roda de conversa com as recuperandas.

No encontro, que contou com a participação do coordenador do Núcleo de Criminologia Penal e Execução Penal da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), Luiz Alves Lopes, foram abordadas a Justiça Restaurativa e a Lei Maria da Penha.

Nessa esteira, foi realizada a mesa-redonda “Aniversário da Lei Maria da Penha: entre avanços, obstáculos e desafios”, no dia 22 de agosto, no Sesc – Governador Valadares. Participaram do debate a juíza Solange Reimberg, a promotora de justiça Carla Regina Duvanel e a delegada Adeliana Xavier Santos.

Oficina

Já na terça-feira, 27 de agosto, foi ministrada oficina de capacitação para os oficiais de justiça, com foco, entre outros temas, no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Atuaram como facilitadoras a juíza Solange Reimberg e a promotora de justiça Carla Regina Duvanel.

Ainda nesse dia, foi realizada palestra sobre Justiça Restaurativa e a importância das audiências de custódia, com a participação de várias autoridades. A proposta é multiplicar as ações restaurativas no Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e demais integrantes do Grupo de Articulação da Rede (GAR).

Nesta sexta-feira, 30, às 13h, no Céu das Artes, Bairro Santa Efigênia, um mutirão de atendimentos sobre violência doméstica será feito no evento organizado pela Secretaria Municipal de Assistência. Será exibido o filme “A Batalha das Colheres”, seguido de explanação sobre as formas de violência e seus ciclos e sobre o projeto de Justiça Restaurativa em andamento na 2ª Vara Criminal.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg