Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Justiça de 1ª instância de BH adota medidas da onda roxa

Diretor do foro alterou funcionamento, seguindo portaria da presidência do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-juizado especial fco sales-118.06.20.jpg
Alterações no atendimento e funcionamento também valem para os Juizados Especiais (Foto: Mirna Lacerda )

 

Desde o dia 18 de março, o foro de Belo Horizonte e seus edifícios na capital passaram a adotar medidas mais restritivas de circulação e funcionamento. As medidas, anunciadas por meio dos avisos de número 3/2021 e  4/2021 da direção do foro, seguiram as determinações da Portaria nº 1.164/PR/2021, da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, editada para ajustar o funcionamento da comarca de Belo Horizonte a onda roxa do Plano Minas Consciente, de combate à disseminação do coronavírus.

A principal alteração foi a ampliação da suspensão do expediente forense e a restrição do funcionamento, priorizando os meios remotos.

Durante a vigência da “onda roxa”, nenhuma parte processual poderá entrar no fórum e demais unidades do foro da capital para participar de audiências, ainda que o ato esteja sendo realizado por videoconferência.
Conforme Portaria nº 1.164/PR/2021, audiências presenciais ou híbridas foram canceladas, e somente as que podem ser realizadas integralmente por videoconferência serão mantidas.

Também estão mantidas, conforme a mesma Portaria, além da tramitação interna de todos os processos eletrônicos:  os processos físicos de medidas urgentes; os de apuração de ato infracional e execução de medida socioeducativa  envolvendo adolescentes apreendidos, acautelados ou internados; os penais envolvendo réus presos e relativos a prisões e cautelares ou de caráter protetivo, assim como audiências de custódia, dentre outros.

Os atendimentos presenciais às partes e advogados serão somente para recebimento/distribuição de eventuais medidas urgentes, quando essas não puderem ser resolvidas de forma remota.

Algumas unidades judiciárias, em função da natureza jurisdicional e das partes envolvidas, foram autorizadas a realizar atendimento diferenciado. São elas: a Vara Infracional da Infância e da Juventude; Vara de Execuções Penais -VEP; Central de Inquéritos Policiais; a Central de Recepção de Flagrantes – CEFLAG; juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher – JUVIDs. Essas unidades terão atendimento presencial das 8h às 18h, para recebimento de eventuais medidas urgentes.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom

TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br

instagram.com/TJMGoficial/

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial