Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juristas portugueses visitam TJMG

Presidente recebeu grupo e falou sobre projetos do Tribunal


- Atualizado em Número de Visualizações:

Os professores Pedro Trovão do Rosário e Alex Sander Xavier Pires estiveram, nesta segunda, 5 de novembro, no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para um encontro com o presidente da Casa, desembargador Nelson Missias de Morais. Também estiveram presentes o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Gilson Lemes, e o presidente da Associação de Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares.

noticia-02--visita-juristas-portugueses-05-11-18.jpg
Presidente e professores falaram sobre a atuação do Judiciário na promoção da cidadania e no fortalecimento da democracia

Os juristas estão no Brasil para um evento comemorativo dos 30 anos da Constituição Federal promovido pela Amagis. Eles darão palestras sobre "Constitucionalismos e democracia" e sobre o "Estado democrático de direito e os desafios constitucionais".

Na ocasião, o presidente falou sobre diversos programas e projetos do TJMG, entre eles o engajamento na Semana Nacional de Conciliação, o tratamento das demandas relacionadas ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, e a expansão do processo judicial eletrônico e do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP). No caso do CRP, a expansão começará pelas comarcas que já possuem Cejusc.

noticia-03-visita-juristas-portugueses-05-11-18.jpg
Pedro Rosário destacou a importância de o Judiciário contribuir para a vida em sociedade

O professor Pedro Rosário destacou que o exercício do direito, seja na docência – como é o caso dele – seja na carreira da magistratura, tem “a possibilidade e a obrigação” de oferecer uma contribuição às comunidades, buscando promover o desenvolvimento e o crescimento delas, segundo os valores compartilhados e perseguidos pela sociedade. “Tanto o percurso individual quanto o coletivo devem se comprometer com a melhora do mundo em que vivemos”, afirmou.

O advogado José Cláudio Pavão Santana, que também integrou a comitiva, presenteou o desembargador Nelson Missias de Morais com uma obra de sua autoria, O Pré-Constitucionalismo na América.

Pedro Rosário é doutor em Direito, diretor do Departamento de Direito da Universidade Autônoma de Lisboa e vice-presidente da Fundación Universitária Internacional, com sede em Madri (Espanha). É também Doutor Honoris Causa pela Universidade Latino-Americana e do Caribe, com sede em Caracas (Venezuela), e professor em cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em universidades portuguesas e espanholas.

Alex Sander Xavier Pires é pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino e tem diversos livros publicados na área do Direito Processual Civil. É também professor convidado de instituições universitárias no Brasil, Portugal e Argentina e pesquisador do doutorado do Centro de I&D sobre Direito e Sociedade vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Cedis/FD/UNL).

Com informações da Amagis

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial