Os juízes Richardson Xavier Brant e Kenea Márcia Damato de Moura Gomes entraram em exercício, nesta sexta-feira (11/7), como juízes de 2ª grau no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em solenidade realizada no Gabinete da Presidência.
Ambos já vinham atuando na 2ª Instância como juízes convocados e passam, agora, a atuar nos Núcleos de Justiça 4.0, em vagas abertas pelos magistrados Francisco Ricardo Sales e Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, que tomaram posse como desembargadores.
Na solenidade, o presidente do TJMG, Luiz Carlos Corrêa Junior, pontuou que a nomeação dos juízes representa um ganho imprescindível para o Judiciário.
"Os juízes e juízas de 2º grau exercem uma atividade de grande relevância em nosso Tribunal, contribuindo nos Núcleos de Justiça 4.0 para que prestemos uma Justiça célere, eficaz e que atenda ao corpo de jurisdicionados e jurisdicionadas", afirmou.
O presidente exaltou, ainda, a trajetória dos magistrados, destacando que os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos poderão contribuir significativamente para o aprimoramento do trabalho realizado na Corte mineira.
"O Tribunal de Justiça recebe de braços abertos os juízes Richardson e Kenea, com a certeza de que, a cada dia que recebemos magistrados e magistradas com essa experiência e esse portfólio de serviços prestados à Justiça de Minas Gerais, ficamos muito mais fortes, crescemos e prestaremos um serviço de qualidade", disse.
Expectativas
O juiz Richardson Xavier Brant, com 28 anos de magistratura, falou sobre uma iniciativa de relevância em sua carreira, quando auxiliou na reintegração social de ex-detentos na Comarca de Montes Claros, no Norte de Minas. O magistrado também compartilhou suas expectativas de contribuir de forma significativa na Corte mineira, ressaltando seu compromisso com uma Justiça ágil e eficaz.
A juíza Kenea Márcia Damato de Moura Gomes, também com 28 anos de magistratura, ao falar sobre um momento marcante da carreira, lembrou de um projeto que idealizou, voltado à reintegração de presos em Governador Valadares. A magistrada enfatizou que está totalmente à disposição para exercer, da melhor maneira possível, suas atividades na 2ª Instância, com o objetivo de garantir uma prestação jurisdicional eficiente e de qualidade.
Currículos
Graduado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em 1992, o juiz Richardson Xavier Brant é especialista em Direito Público, doutor e mestre em Desenvolvimento Social pela mesma instituição. Natural de Montes Claros, atuou como advogado e promotor de Justiça antes de ingressar na magistratura mineira, em 1997. Foi juiz nas Comarcas de São João da Ponte, São Francisco e Montes Claros, além de ter colaborado com diversas outras comarcas da região. Sua trajetória também é marcada por sua atuação no magistério. Atualmente, atuava como convocado na 5ª Câmara Cível.
Mineira de Belo Horizonte, a juíza Kenea Márcia Damato de Moura Gomes iniciou sua carreira no serviço público como servidora do TJMG, entre os anos de 1990 e 1995. Em 1995, ingressou na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), permanecendo até 1997, quando tomou posse como juíza. Exerceu suas funções inicialmente nos Juizados Especiais Criminais de Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Governador Valadares. Desde 2007, está lotada na Comarca de Belo Horizonte, onde atuou como juíza auxiliar e, posteriormente, como titular da 12ª Vara Criminal. Atualmente, estava como convocada no Núcleo de Justiça 4.0 – Criminal Especializado.
Dispositivo de Honra
Compuseram o dispositivo de honra, além do presidente Corrêa Junior e dos magistrados Kenea Márcia Damato de Moura Gomes e Richardson Xavier Brant, o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o ex-presidente do TJMG desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens.
Veja outras imagens no Flickr oficial do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*