Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juízes da Coinj se reúnem com gestores da Prefeitura de BH

Objetivo do encontro foi estreitar diálogo entre as instituições que lidam com infância e juventude na cidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Not-reuniao-Coinj.jpg
Coinj se reúne com Prefeitura de BH para tratar de políticas públicas para crianças e adolescentes (Crédito: Newton Cunha)

 

Os juízes integrantes da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Roberto Poiani e José Honório de Rezende, se reuniram nesta quinta-feira (3/2) com representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte que atuam com crianças e adolescentes. O objetivo foi obter mais informações sobre o trabalho dos vários gestores do município, identificar os principais problemas e encontrar soluções para os desafios. A reunião foi realizada na sede do Programa Novos Rumos do TJMG, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Segundo o juiz José Honório de Rezende, que também é titular da Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, é preciso criar um espaço de diálogo entre os vários personagens que atuam com o tema infância e adolescência. Na reunião de hoje, foram convidados gestores de várias áreas da prefeitura. Outra reunião deverá ocorrer em março, desta vez também com a presença de representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público e da Defensoria Pública de Minas Gerais.

“Queremos construir novos caminhos protetivos para as crianças e os adolescentes, por isso devemos ouvir toda a sociedade”, disse o juiz José Honório de Rezende.

O juiz José Roberto Poiani, integrante da Coinj e titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia, destacou a importância de um diálogo permanente entre as várias instituições que trabalham com a temática. “Queremos nos aproximar das entidades, captar as boas práticas realizadas e expandi-las para o interior. Belo Horizonte tem ótimos exemplos a serem seguidos, e a ideia da Coinj é disponibilizar um espaço para o diálogo e a busca de soluções para os principais desafios”, ressaltou.

Esforço institucional

O subsecretário de Direitos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, Thiago Alves, disse que a iniciativa é muito importante para se pensar em novas formas de fazer políticas públicas para ajudar crianças e adolescentes. “Foi uma reunião instigante e que nos faz pensar como podemos melhorar essa questão em Belo Horizonte”, disse o subsecretário.

O secretário municipal adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, José Crus, ressaltou que o encontro foi relevante para a assistência social na capital mineira. “Trata-se de um esforço institucional muito importante, e Belo Horizonte tem inovado na gestão pública, ao fomentar o diálogo entre as instituições e garantir proteção e cuidado para quem mais precisa”, frisou.

Também participaram da reunião o diretor de Proteção Social Especial da Prefeitura de Belo Horizonte, Régis Spindola; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rodrigo Mateus Zacarias Silva; a vice-presidente do CMDCA, Maria Thereza Fonseca; Eliete Cristina, diretora de Proteção Social Básica da PBH; Nívia Soares da Silva, diretoria para Políticas para Crianças e Adolescentes; e Daniele Carmona, diretora de Relação com o Sistema de Garantias de Direitos e de Justiça da Prefeitura de Belo Horizonte.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial