Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juíza Vanessa Cavalieri, do Rio de Janeiro, participa de reunião no TJMG

Encontro com a idealizadora do Projeto "Protocolo Eu Te Vejo" ocorreu no CIA-BH


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Visita Juiza Vanessa ao CIA-BH.JPG
A reunião no CIA-BH contou com a presença de equipes da Ceajur e da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte (Crédito: TJMG / Divulgação)

Na tarde do dia 15/5, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a visita da juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca do Rio de Janeiro.

A magistrada se reuniu, no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), com equipes da Central de Apoio à Justiça Restaurativa (Ceajur), da 3ª Vice-Presidência, e da Vara Infracional da Infância e da Juventude da Comarca de Belo Horizonte.

Not Visita Juiza Vanessa ao CIA-BH - 2.JPG
A coordenadora-geral do Comjur, desembargadora Mariângela Meyer (centro), participou da reunião (Crédito: TJMG / Divulgação)

A reunião, que contou com a presença da coordenadora-geral do Comitê de Justiça Restaurativa (Comjur) da 3ª Vice-Presidência, desembargadora Mariângela Meyer, teve como principal objetivo a apresentação do Projeto “Protocolo Eu Te Vejo”, idealizado pela juíza Vanessa Cavalieri. Ele trata sobre a atuação integrada na identificação de violências desencadeadas no âmbito escolar, especialmente ataques a escolas.

O Projeto surgiu da percepção de que o adoecimento psíquico que a atual geração de jovens está experimentando é resultado da perda da conexão emocional com as pessoas com quem se relacionam, tanto em suas casas quanto na escola. Além disso, sintomas frequentes dessa desconexão são episódios de bullying, cyberbullying, violência de gênero, agressões físicas e falta de urbanidade.

Not Visita Juiza Vanessa ao CIA-BH - 3.JPG
A juíza Vanessa Cavalieri falou sobre seu Projeto "Protocolo Eu Te Vejo" (Crédito: TJMG / Divulgação)

A ideia é realizar o mapeamento de pontos sensíveis e a elaboração de estratégias de ação conjunta entre família, escola e Estado, com destaque para a realização de práticas da Justiça Restaurativa (JR).

Na reunião, as equipes do TJMG apresentaram trabalhos desenvolvidos pelas servidoras Clarissa Pires Monteiro de Castro, Graziela Ribeiro Pimenta, Izabella Ferreira Neves Bitencort, Júnia Penido Monteiro e Marcela Silva Andrade.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial