Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juíza recebe homenagens em Águas Formosas

Maria Luiza de Andrade Rangel Pires atuou na comarca por quase quatro anos


- Atualizado em Número de Visualizações:
not--2---maria-luiza-cidada-aguas-formosas-----24.05.22.jpg
A juíza Maria Luiza de Andrade Rangel Pires e o juiz Matheus Moura Matias Miranda, da Comarca de Águas Formosas (Crédito: Divulgação/TJMG)

A juíza Maria Luiza de Andrade Rangel Pires, titular da Vara de Registros Públicos e coordenadora do Centro de Reconhecimento de Paternidade de Belo Horizonte, recebeu, na sexta-feira (20/5), o título de Cidadã Honorária de Águas Formosas e a Medalha Desembargador Hélio Costa referente ao ano de 2021. As homenagens foram realizadas no Fórum Manoel Viana.

“O título que esta casa generosamente me ofereceu nesta data muito me honra e, sobretudo, me alegra, em especial porque ele vem decorridos 20 anos de minha despedida desta cidade tão querida, onde vivi por quase quatro anos e tive minhas melhores experiências na magistratura e na vida”, afirmou a magistrada, ao agradecer a homenagem feita pela Câmara Municipal.

A juíza lembrou sua chegada, em abril de 1998, a Águas Formosas, a comarca em que se titularizou, e o nascimento de seu filho, “uma das maiores emoções da minha vida”. Recordou ainda as amizades, a cultura e a culinária da região, especialmente pirão de frango, as eleições municipais, o contato com o povo maxacali e seus costumes.

Para a comunidade forense, a juíza falou de sua escolha por Águas Formosas: “Eu nada sabia sobre a cidade, não conhecia ninguém, mas certeza eu tinha de que era a escolha certa, de que aqui eu poderia fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.

“Tenho muito a agradecer a cada um de vocês, que nem fazem ideia de quanto me ensinaram, de quanto contribuíram para a minha trajetória. Voltando àquela resposta inicial, sei que foi Deus que cuidadosamente escolheu cada um que cruzou meu caminho nesses anos por aqui”, afirmou a juíza.

not---maria-luiza-cidada-aguas-formosas--CERTIFICADO---24.05.22.jpg
Título de Cidadã Honorária foi concedido pela Câmara Municipal de Águas Formosas (Crédito: Divulgação/TJMG)

Segundo o juiz Matheus Moura Matias Miranda, da Comarca de Águas Formosas, a escolha da juíza para receber a Medalha Desembargador Hélio Costa e o título de Cidadã Honorária foi unânime e festejada por todos. “O empenho e a dedicação da juíza Maria Luiza marcaram época na comarca; mesmo após 20 anos seu trabalho ainda é lembrado”, afirmou o juiz, durante a solenidade.

O magistrado destacou ainda a necessidade de que todos se envolvam para que a Comarca de Águas Formosas ganhe uma segunda vara e seja elevada a comarca de segunda entrância. De acordo com ele, a elevação possibilitará a implantação de estruturas mais robustas, capazes de fazer frente às necessidades da comunidade.

A medalha

Concedida de dois em dois anos, a Medalha Desembargador Hélio Costa destina-se a agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário em todas as comarcas do Estado.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
flickr.com/tjmg_oficial