O juiz Marcelo Fioravante foi homenageado nesta terça-feira, 16 de outubro, no gabinete da direção do foro da comarca de Belo Horizonte, pelos serviços prestados à direção do foro, no biênio 2016 a 2018. Durante a solenidade, descerrou, juntamente com a esposa e a filha, o retrato que passa a integrar a galeria dos ex-diretores do foro. Marcelo Fioravante foi o 23º diretor do foro da capital, designado na gestão do corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça.

O atual corregedor-geral de justiça, desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, elogiou a gestão do juiz Marcelo Fioravante, “desenvolvida com pleno sucesso”, com iniciativas cuja continuação a atual gestão tem garantido.
O juiz Marcelo Fioravante declarou que a solenidade finaliza um ciclo de trabalho longo e de muito aprendizado. Relembrou sua primeira experiência de gestão no TJMG, quando foi convidado para atuar na fiscalização da Coordenadoria dos Juizados Especiais – Cojesp, pelo então coordenador, hoje desembargador, Vicente de Oliveira Silva, presente na homenagem. Lembrou que, posteriormente, ele próprio exerceu a função de coordenação do JESP, o que lhe possibilitou entender melhor a complexidade de gestão de um órgão do TJMG, mas também desvelar outros horizontes.
O juiz Marcelo Fioravante se lembrou de quando aceitou o convite do desembargador Leite Praça para assumir a direção do foro e, ao entrar no gabinete, deparou com a galeria de retratos dos ex-diretores, ocasião em que percebeu o tamanho da responsabilidade inerente a essa função.

A redução do quadro de servidores, a mudança de competências de algumas varas, a adequação da Centrase Cível e implantação da Centrase fazendária, a redução do acervo de mais de 60 mil precatórias, a mudança das varas de competência cível para o prédio da Raja Gabáglia e implantação do novo sistema de controle de acesso e monitoramento de segurança dos prédios, dentre outras ações daquela gestão, foram citadas pelo juiz Marcelo Fioravante para agradecer o empenho e apoio dos colegas magistrados e dos servidores, tanto pela parceria nas ações, quanto pela compreensão diante de algumas impossibilidades decorrentes das mudanças.Ele agradeceu ao desembargador André Leite Praça pela confiança em designá-lo para uma função que o próprio desembargador outrora exerceu com tanto êxito e correção.
Presenças
Também prestigiaram o homenageado o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Alberto Diniz júnior, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Missias de Morais; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariângela Meyer Pires Faleiro; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros – Amagis, desembargador Maurício Torres Soares; o atual diretor do foro da capital, juiz auxiliar da Corregedoria, Christyano Lucas Generoso; os desembargadores Estevão Luchesi, Cássio Salomé, Sérgio André da Fonseca Xavier, Ronaldo Claret de Morais; os juízes auxliares da Corregedoria, Adriano Zocche, Aldina de Carvalho Soares, Eduardo Gomes dos Reis, Henrique Osvaldo Pinto Marinho, João Luiz Nascimento de Oliveira e Paulo Roberto Maia Alves Ferreira.
Também estiveram presentes a juíza auxiliar da presidência, Rosimeire das Graças do Couto; o juiz auxiliar da 1ª vice-presidência do TJMG, Armando Ghedini Neto; o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Luís Fernando de Oliveira Benfatti, representando a 2ª vice-presidente, desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez; a coordenadora dos juizados especiais da capital, juíza Flávia Birchal; juízes da capital, servidores do Judiciário, familiares e amigos do juiz homenageado Marcelo Fioravante.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG –
Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial