O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, conduziu nesta segunda-feira (31/5) a cerimônia de posse do juiz João Rodrigues dos Santos Neto como desembargador convocado. O juiz irá integrar a 9ª Câmara Cível.
O magistrado convocado também responde pela Vara Empresarial, de Execuções Fiscais e de Registros Públicos da Comarca de Uberaba. Ele assume a vaga do desembargador Márcio Idalmo Santos Miranda, que irá compor a turma julgadora da 1ª Câmara Cível do TJMG.
O presidente Gilson Soares Lemes disse que o juiz convocado tem experiência de longa data e chega para agregar novos valores ao TJMG. “Esperamos que ele, em breve, integre definitivamente os quadros de desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.”
O desembargador convocado João Rodrigues dos Santos Neto disse que seu trabalho na magistratura sempre foi um compromisso de vida. “É assim que tenho pautado minha atuação no Judiciário mineiro.”
O magistrado revelou que assume um novo desafio, que é deixar de julgar de forma monocrática e compor um órgão colegiado. “Pensar na jurisprudência como uma construção coletiva. A responsabilidade cresce, mas também passo a conviver com uma satisfação de ver meu trabalho, mais uma vez, reconhecido.”
Trajetória
O juiz convocado a atuar como desembargador, João Rodrigues dos Santos Neto, é natural de Formosa (GO). É graduado pela Faculdade de Direito do Distrito Federal, do Centro Unificado de Brasília (Ceub), atual Uniceub. Exerceu a advocacia em Brasília (DF) de 1986 a 1992.
Foi advogado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de 1990 a 1992, por meio de concurso público.
Ingressou na magistratura mineira em 1992. Atuou como juiz de direito nas Comarcas de Arinos, Buritis, Ervália, Visconde do Rio Branco, Unaí e, atualmente, em Uberaba. É cidadão honorário dos Municípios de Uberaba e Unaí.
Presenças
Acompanharam a cerimônia de posse o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o vice-corregedor-geral de Justiça, Edison Feital Leite, os desembargadores Pedro Bernardes de Oliveira, Luiz Artur Hilário, Amorim Siqueira, Fausto Bawden de Castro Silva, Márcio Idalmo Santos Miranda, Bruno Terra Dias, Caetano Levi Lopes, Raimundo Messias, Afrânio Vilela e Carlos Levenhagen; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz; o procurador-geral de justiça, Jarbas Soares Júnior; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Carlos Arantes; a advogada Renata Cristina Vilela, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais; e também a esposa do desembargador convocado, Márcia Rodrigues.
Veja mais fotos.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial