Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Judiciário promove Semana da Poesia virtual

Nos 40 anos do Fórum Lafayette, poemas foram recitados e serão disponibilizados na internet


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not _ 13 Semana da Poesia.jpg
Mais de 80 colaboradores do Judiciário mineiro criaram seus textos e gravaram a declamação dos próprios poemas

Pelo 13º ano consecutivo, o Fórum Lafayette realiza a Semana da Poesia. Dessa vez, em comemoração aos 40 anos do prédio da Justiça de Primeira Instância em Belo Horizonte, mais de 80 servidores da ativa, aposentados, magistrados, terceirizados e estagiários criaram seus textos e, posteriormente, gravaram a declamação dos próprios poemas. O projeto “Dê Voz à Poesia” foi criado em razão do isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

O evento será realizado de 14 a 18 de dezembro, e os poemas, em texto e em áudio, ficarão disponíveis virtualmente aos leitores no Portal do TJMG. O livro da 13ª Semana da Poesia está disponível aqui. Os áudios podem ser ouvidos aqui. O público pode acessar e compartilhar todos esses links. Servidores de todo o estado participaram com suas criações.

O juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Christyano Lucas Generoso, ressaltou que os poemas ganharam identidade ao serem revelados pela voz e imagem de seus criadores. “Todos eles foram convidados a recitarem seus textos, e a proposta do projeto também surgiu para tornar a Semana da Poesia mais inclusiva, dando a oportunidade aos deficientes visuais de acessar as poesias em formato de áudio”, disse. Assista neste link ao vídeo de apresentação do diretor do foro.  

Após serem recebidos pela Assessoria de Comunicação do Fórum Lafayette, os áudios foram editados com trilhas sonoras únicas, observando a individualidade dos poemas, como o ritmo adotado na declamação, a intensidade do texto e o tema abordado.

A diversidade de regiões, temas e vozes revelou talentos e a riqueza poética do Judiciário mineiro.  “O som tem um poder que rompe algumas limitações do texto. Ao ouvirmos um poema recitado com trilha sonora, o texto ganha cor, e a poesia é preenchida com novos significados. Fizemos tudo com muito cuidado para agradar poetas e ouvintes; é uma experiência sensorial”, diz Bruno Costa, servidor da Ascom, responsável pela ideia do projeto e edição dos áudios.

Todos os poemas também ficarão expostos, de forma impressa, na Galeria de Arte do Espaço Cultural Fórum Lafayette, no Barro Preto, em Belo Horizonte. Os textos com versões declamadas terão o QR code para que o público acesse os áudios pelo celular.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial