Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Itaúna forma brigadistas

Treinamento foi feito na comarca pela primeira vez


- Atualizado em Número de Visualizações:

O mês de julho foi atípico para 18 servidores e funcionários da Comarca de Itaúna. Isso porque eles participaram do curso de treinamento para brigadistas, até então nunca realizado na comarca. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove o treinamento em parceria com o Centro de Segurança Institucional (Cesi) e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG).

 

O curso capacita algumas pessoas que trabalham em unidades do TJMG para proteger a vida humana e o patrimônio público em situações emergenciais. A expectativa é que elas possam prestar primeiros socorros, além de atuar na orientação dos colegas em caso de abandono de edificação, no isolamento de área, na prevenção e no combate de princípios de incêndio e na contenção de sinistros ambientais.

 

Servidora do TJMG há nove anos, a oficiala de apoio Maria Rosilene Andrade encarou o desafio com afinco. “O ensinamento foi muito proveitoso, inclusive para nos auxiliar em diversas situações que podem ocorrer durante uma viagem ou em casa com a família”, afirmou. Segundo a servidora, o treinamento proporcionou aos brigadistas mais sensibilidade e conhecimento de causa quando for necessário socorrer alguém.


A formação, que tem duração de quatro dias, foi dividida em duas aulas teóricas e duas práticas. No Salão do Júri de Itaúna, o soldado Jonathan Kennedy Borges ministrou palestra sobre primeiros socorros, e os formandos aprenderam como agir diante de ocorrências envolvendo hemorragia, queimaduras e paradas cardíacas.

 

Eles ainda aprenderam sobre a prevenção e o combate a incêndio com o soldado Leonardo Coelho da Fonseca. Os servidores colocaram o estudo em prática no 2º Pelotão do CBMMG, transportando e manuseando mangueiras de incêndio, além de extintores e esguichos.

 

Aglice Amaral Janô, oficiala de apoio há 16 anos, disse que a massagem cardiorrespiratória foi o aspecto que ela mais gostou de aprender. “É uma parte importante dos primeiros socorros, ação que possibilita salvar uma vida até a chegada dos bombeiros ou do Samu”, enfatizou.

 

Segundo o subtenente do CBMMG José Aparecido Campos, o propósito da formação é “capacitar funcionários do TJMG para que eles possam dar o primeiro atendimento caso alguém passe mal, leve um tombo, sofra infarto ou fratura”.

 

O subtenente ressaltou ainda a importância da brigada de incêndio formada: “as pessoas ficam mais seguras sabendo que tem quem possa dar uma primeira assistência”.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial