
As mulheres foram homenageadas na edição do Intervalo Cultural realizado nesta sexta-feira (10/3) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na entrada do Edifício-Sede da Corte mineira. Durante uma hora, o Trio Passarada apresentou o show “Homenagem às Mulheres”, com canções consagradas da Música Popular Brasileira, especialmente dedicadas ao público feminino pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento ocorre mensalmente com a presença de servidores, magistrados, terceirizados e comunidade local.
O Trio Passarada foi formado em 2021, com a união dos amigos musicistas Laura Souza, Ariel Garcias e Max Cabral, que pesquisam a música brasileira e seus ritmos, principalmente o samba e o forró. A proposta é criar novos arranjos, tanto para músicas atuais, quanto para obras já consagradas, utilizando a voz, violão de sete cordas, pandeiro, triângulo e surdo.
“Já nos conhecíamos da faculdade e das noites de Belo Horizonte, e na pandemia nos unimos e decidimos investir neste projeto e criar novos arranjos para as músicas que já gostávamos muito”, disse a cantora Laura Souza, professora na Anthonio Escola de Canto.
O público se empolgou com sucessos como “Galope Rasante”, de Zé Ramalho; “Triste, Louca ou Má”, da banda Francisco, el Hombre; “Água de Chuva no Mar”, de Beth Carvalho; “Conto de Areia”, de Clara Nunes; e “Tempo Breve”, de Nath Rodrigues.
“É uma semana muito importante, que ressalta o que precisamos fazer o ano inteiro. A quantidade de mulheres no mundo da música ainda é muito pequena, considerando a variedade de artistas maravilhosas que temos, tanto compositoras, cantoras e instrumentistas. Hoje, selecionamos um repertório focado totalmente nas mulheres, para valorizar nossa cultura e inspirar cada vez mais mulheres na música”, disse a musicista Laura Souza.

A colaboradora Ane Generoso elogiou a iniciativa do TJMG e disse se sentir representada pela apresentação do Trio Passarada. “O Intervalo Cultural é uma oportunidade que temos para quebrar a rotina e valorizar a arte e a música. Hoje foi ainda mais especial pela homenagem às mulheres, gostei muito do reertório”, afirmou.
Criado em 2017, o Intervalo Cultural é uma iniciativa do TJMG realizada por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) com o objetivo de aproximar a instituição da sociedade por meio da arte, com apresentações periódicas de música, dança, peças teatrais e outras manifestações culturais.
Veja o álbum com mais imagens do evento.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial