O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou um novo e ambicioso projeto: a criação de um Network Operations Center (NOC), uma central de operações de rede que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este centro de monitoramento contínuo tem como objetivo garantir que os sistemas de tecnologia da informação e comunicação do tribunal estejam sempre operacionais, tanto na 1ª quanto na 2ª instância.

Dada a crescente dependência dos sistemas de informação, é crucial que o TJMG mantenha seus sistemas, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), o Sistema Eletrônico de Informações (Sei), e-mails, portal institucional e bancos de dados, sempre disponíveis para atender às necessidades do tribunal. O NOC permitirá a definição e o monitoramento constante de indicadores para os principais ativos de TI, atuando de forma preventiva e proativa nas atividades de suporte e manutenção.
A implementação do NOC tem como objetivos principais:
a) Manter e melhorar os serviços contínuos já contratados;
b) Melhorar a disponibilidade e o controle dos serviços de tecnologia da informação do tribunal;
c) Fornecer alertas rápidos sobre o funcionamento dos serviços informatizados, garantindo a continuidade das atividades do TJMG;
d) Aumentar a satisfação dos usuários com os serviços prestados;
e) Ajustar e melhorar os serviços existentes, corrigindo quaisquer lacunas não previstas nas contratações atuais, visando uma melhoria contínua dos serviços.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, enfatizou o impacto positivo da inovação. "A implementação do NOC demonstra nosso compromisso com a modernização e a eficiência do sistema judiciário. Com o monitoramento contínuo e a capacidade de agir preventivamente, estamos garantindo que nossos sistemas de informação operem de forma ininterrupta, assegurando que o TJMG continue a oferecer serviços de alta qualidade e confiabilidade", disse.
O superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça, também destacou a importância da iniciativa. "O NOC reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência em tecnologia. O monitoramento contínuo 24x7 permitirá que nossos sistemas de informação operem nos níveis de desempenho exigidos, minimizando interrupções e garantindo a continuidade das atividades institucionais. O NOC possibilita uma atuação preventiva e proativa, elevando a satisfação dos nossos usuários e assegurando que o TJMG mantenha altos padrões de desempenho e disponibilidade", salientou.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Martins Faria, "o TJMG agora tem uma central de monitoramento para todos os sistemas informatizados". "Trata-se do estado da arte em termos de monitoramento da saúde de funcionamento dos sistemas. Antes, a atuação da equipe era reativa, a partir da reclamação dos usuários. Agora, o NOC permite que as equipes possam atuar em caso de degradação de performance e agir preventivamente, corrigindo os problemas antes que os sistemas parem de funcionar", afirmou.

O gerente de de Infra-Estrutura Tecnológica (Getec), Denilson Rodrigues, ressaltou que o Network Operations Center é um marco na gestão da tecnologia da informação do TJMG. "Com essa central de monitoramento, podemos detectar e resolver problemas antes que impactem os usuários, aumentando significativamente a disponibilidade e a performance dos nossos sistemas. Esta iniciativa coloca o TJMG na vanguarda tecnológica do judiciário brasileiro", frisou.
Ainda segundo os responsáveis pela implementação do projeto, com o NOC "o TJMG reafirma seu compromisso com a inovação, a excelência em tecnologia e a melhoria contínua dos serviços judiciais, garantindo a eficiência e a eficácia necessárias para o bom funcionamento do Poder Judiciário mineiro".
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial