A Diretoria Executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional (Dirsup), vinculada à 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), implementou a metodologia ágil Kanban em seus processos internos. A iniciativa foi reconhecida como um caso de sucesso e publicada no livro “Gestão Visual do Trabalho Jurídico”, lançado nesta terça-feira (17/12), sob a coordenação da advogada Myrian Santiago.

A diretora da Dirsup, Elena Vidigal, relatou que o método foi adotado neste ano com a implantação de um quadro Kanban digital para a gestão visual da equipe. “Em duas semanas, já era possível visualizar todas as nossas atividades, inclusive aquelas relacionadas às Gerências vinculadas à Dirsup. Construímos um backlog único das tarefas a serem realizadas e mapeamos todo o fluxo de trabalho e as entregas de valor”, explicou.
Segundo Elena Vidigal, os resultados da nova abordagem de gestão foram imediatos. “A visualização do fluxo de atividades aumentou a colaboração entre os membros da equipe, permitindo a identificação e eliminação de gargalos e processos que atrasavam e burocratizavam as entregas”.
Entre as melhorias alcançadas, a diretora destacou a facilidade de comunicação no trabalho remoto, a redução significativa de interrupções, de envios de e-mails e mensagens de WhatsApp entre os integrantes da equipe. “A metodologia promoveu melhorias na transparência, comunicação e eficiência na prestação jurisdicional. A ação se tornou o primeiro case jurídico público no Brasil a implementar a técnica de forma estruturada”, ressaltou.

Para a coordenadora do livro, advogada Myrian Santiago, o caso da 1ª Vice-Presidência é inspirador para qualquer órgão da Administração Pública. “Mesmo com toda a tecnologia disponível e sistemas, o que faltava era um método de trabalho. A gestão visual não é sobre tecnologia, mas sobre uma nova mentalidade e forma de trabalhar. É um método simples e intuitivo, capaz de trazer alinhamento e colaboração real ao time”, destacou.
Sobre o livro
A obra “Gestão Visual do Trabalho Jurídico” é uma produção colaborativa que reúne artigos e casos reais de 31 autores, entre gestores, controllers e advogados, sobre a aplicação das metodologias ágeis e da gestão visual no âmbito do trabalho jurídico.
A metodologia
O Kanban é um método de gestão visual de trabalho que tem como objetivo organizar, otimizar e melhorar o fluxo de tarefas em processos contínuos. O sistema Kanban foi criado pela Toyota no Japão nos anos 1940 como uma ferramenta para melhorar a eficiência na produção. Ele se baseia em cartões visuais (chamados kanban, que em japonês significa "cartão" ou "sinal visual") que representam as tarefas e seu progresso.
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