Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Implantação do SEEU é concluída em Francisco Sá

Solenidade marcou etapa final da execução penal informatizada na comarca


- Atualizado em Número de Visualizações:

O sistema de justiça criminal em Francisco Sá deu um importante salto nesta terça-feira, 3 de abril, quando foi oficialmente celebrado o término da implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) na comarca. O evento foi realizado no Fórum Desembargador Onofre Mendes Júnior, com a presença de várias autoridades. A expansão da ferramenta pelas diversas comarcas mineiras é uma das políticas prioritárias da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Sistema que informatiza os processos de execução penal, o SEEU elimina os autos físicos e automatiza tarefas como o cálculo da pena e a emissão de alertas para notificar que o sentenciado já tem direito a benefícios como comutação de pena, livramento condicional, indulto e progressão de regime. O controle do abatimento de dias da pena por meio de trabalho e estudo, por exemplo, fica mais preciso e ágil. É possível, além disso, gerar relatórios e analisar o acervo processual.

seeu-francisco-sa-01.jpg
A solenidade de implantação do SEEU aconteceu no Fórum Desembargador Onofre Mendes Júnior

O juiz da Vara de Execuções Criminais e do Tribunal do Júri de Montes Claros, Geraldo Andersen de Quadros Fernandes, representou a direção do Tribunal mineiro e apresentou o sistema para o público presente.

Para o magistrado, este evento é uma forma de realçar o esforço de modernização da Presidência do TJMG, tanto no que concerne à humanização da pena quanto no que diz respeito à adoção da tecnologia para melhorar o atendimento ao cidadão. Além disso, ele ressalta o empenho para diminuir o impacto ambiental e promover a eficiência e a agilidade da prestação jurisdicional.

Ele disse, também, que o sistema vem melhorar o cenário prisional, evitando que o preso fique encarcerado além do tempo de sua pena.

De acordo com o magistrado, já é possível perceber, em Montes Claros, a mudança, não só pela ausência física dos processos como pela maior velocidade na prática dos atos processuais.

“Os servidores estão bastante envolvidos e satisfeitos com todo o processo, desde o início. Todos já perceberam que o tempo de trabalho em cada feito é menor”, disse.

seeu-francisco-sa-02.jpg
Para o juiz Frederico Bordon de Castro o sistema irá promover agilidade na concessão do benefício dos reeducandos

Durante a solenidade, o juiz de Francisco Sá, Frederico Bordon de Castro, chamou atenção para o fato de a comarca abrigar penitenciária de segurança máxima e com regime disciplinar diferenciado, o que a torna apta e particularmente indicada para receber o SEEU.

Segundo ele, esse sistema eletrônico irá promover a agilidade na concessão do benefício dos reeducandos e uma solução mais rápida na apreciação da pena.

“Com isso”, emenda o magistrado, “ao realizar um controle mais efetivo dos benefícios a que o encarcerado tem direito, o sistema proporciona a redução da taxa de congestionamento judicial, conferindo maior eficiência ao serviço judiciário.”

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG 
(31) 3306-3920 

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial