Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Fórum de São João del-Rei realiza simulação de incêndio

Exercício treina quanto ao comportamento mais adequado durante um imprevisto


- Atualizado em Número de Visualizações:

Foi realizado um simulado de evacuação no Fórum de São João del-Rei, localizado no Edifício Carvalho Mourão, em 10 de novembro. O objetivo da operação foi conscientizar frequentadores do espaço e informar sobre as medidas de segurança em caso de incêndio. Os 12 brigadistas realizaram evacuação completa, mobilizando 200 pessoas num prédio de sete andares, com aproximadamente 1.000 m² por andar, em 4 minutos e 34 segundos.

 

O simulado foi coordenado pelos militares da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Centro de Segurança Institucional (Cesi), e contou com o apoio de militares e viaturas do 2º Pelotão da Companhia Independente de Barbacena.

 

Segundo o chefe da Seção de Prevenção e Riscos, capitão Marcos Vinícios de Assis, o objetivo foi treinar nos prédios com maior rotatividade de pessoas, para que os frequentadores saibam quais são os lugares em que é possível ocorrer incêndio e qual é o comportamento mais adequado durante um imprevisto. Ao mesmo tempo, isso ajuda a acostumar os brigadistas com todos os espaços do prédio.

 

Ele informou também que a brigada de incêndio é uma obrigação prevista na legislação de prevenção contra incêndio e pânico do Estado de Minas Gerais. “O exercício simulado é parte integrante do treinamento e também obrigatório”, afirma.

 

Os militares realizaram ainda a simulação de salvamento de uma vítima pela fachada da edificação, utilizando técnicas de salvamento em altura, com imobilização e condução pela Unidade de Resgate. Na ocasião, o capitão explicou para os presentes a participação dos brigadistas, a importância do treinamento e a necessidade do envolvimento das pessoas.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial