Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Feminino em destaque na Galeria do Fórum Lafayette

Na Semana da Justiça Pela Paz em casa, exposição busca sensibilizar por meio da arte


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Escritora Conceição Evaristo fala ao microfone em estúdio
A escritora Conceição Evaristo é uma das participantes da exposição (Foto: Fora do Eixo)

A exposição Mulheres Artistas: feminino plural reúne na Galeria de Arte do Espaço Cultural Fórum Lafayette, a partir desta segunda-feira (9/3), o trabalho de 11 mulheres, que compartilham suas reflexões e experiências sobre questões contemporâneas, como a condição feminina, o feminismo, o corpo da mulher e o seu lugar social.

A mostra foi idealizada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A coordenadoria entrou em contato com a Escola de Belas Artes da UFMG e propôs a realização da exposição no Espaço Cultural do Fórum Lafayette, durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, até 13 de março.

A exposição é inédita e nasceu a partir da disciplina "Gênero e Performatividade: mulheres artistas na História da Arte no Brasil", derivada da pesquisa que a professora Rita Lages Rodrigues já faz há muitos anos.

No ano passado, a pesquisa foi impulsionada pela disciplina ministrada na pós-graduação, a partir do diálogo com as alunas Ana Cecília Soares, Rita de Souza e Tânia Alves, que assinam com ela a curadoria de exposição, além de outras estudantes.

Algumas das artistas que expõem agora no fórum participaram, em dezembro, do Encontro Mulheres Artistas: Feminino Plural. É o caso de Dayane Tropicaos, Daphne Cunha, Sol Kuaray, Joice Saturnino, Natália Rezende.

As demais, Conceição Evaristo, Sara Não Tem Nome, Luana Lacerda, Lorena D'arc e Lívia Limp, foram selecionadas pela curadoria para a presente mostra, por também possuírem trabalhos relacionados ao feminino, ao feminismo, ao lugar das mulheres na sociedade contemporânea.  

Rita Lages destaca a pluralidade das artistas, algumas com uma linguagem mais poética, ligada à ideia do feminino em nossa sociedade, outras por terem uma visão crítica sobre a condição feminina.

Veja mais ações da Semana da Justiça Pela Paz em Casa aqui.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial