
O Programa Conhecendo o Judiciário TJ Sênior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), recebeu, nesta quarta-feira (3/7), 80 artesãs e artesãos que participam da Feira Cidadania Solidária. Eles acompanharam uma palestra do juiz da 5ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Comarca de Belo Horizonte, Valter Guilherme Alves Costa.
A ação, a primeira do Programa Conhecendo o Judiciário TJ Sênior na gestão para o biênio 2024/2026, foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno.
Os visitantes conheceram de perto a forma de atuação e estrutura do Poder do Judiciário e tiraram dúvidas sobre situações frequentes que afetam a categoria e a sociedade.

O juiz Valter Guilherme Alves Costa ressaltou a importância do Programa para a aproximação do Judiciário com os jurisdicionados. "É uma ótima oportunidade para nos aproximarmos da população, para o juiz sair um pouco da rotina e conhecer pessoas. É um crescimento muito grande para nós também, essa troca de experiências e de visões de mundo”, disse.
Para a artesã Elizabete Rosa Soares, coordenadora da Rede Artesanato e do Fórum Municipal da Economia Popular Solidária, a participação no Programa foi esclarecedora e possibilitou um melhor conhecimento sobre o Poder Judiciário.
"No dia a dia a gente não percebe a diferença entre os poderes, então foi muito interessante a palestra. Tirei todas as minhas dúvidas, até as que eu não sabia que tinha. O juiz deu uma explicação bem significativa. Foi muito interessante", afirmou.

O programa
O Programa Conhecendo o Judiciário, coordenado pela Dircom, celebra 25 anos em 2024 e já recebeu mais de 170 mil visitantes. Presente em 78 comarcas do Estado, foi institucionalizado pela Portaria nº 2.176/2008 do TJMG e tem como público-alvo alunos de escolas, universitários e idosos que aprendem sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e adaptada ao perfil dos participantes.
Entre as atividades realizadas estão visitas orientadas ao TJMG; julgamentos simulados; participação de juízas e juízes em escolas; visita de universitários ao Tribunal, com palestras proferidas por magistradas e magistrados; palestras virtuais com professores e instituições de ensino ministradas por magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Corte mineira, especializados nas mais diversas temáticas do universo jurídico. Além do TJ Sênior, voltado para pessoas com mais de 60 anos, que participam de palestra temática.
A Feira Cidadania Solidária é uma parceria entre o TJMG e a Prefeitura de Belo Horizonte. Os expositores são pessoas atendidas pelo programa Espaço Cidadania e pelo Centro Público de Economia Solidária.
Veja outras fotos do Conhecendo o Judiciário TJ Sênior no Flickr oficial do Tribunal.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial