
Com a presença de seis das oito artistas responsáveis pela exposição, foi aberta ao público nessa terça-feira, 14/6, a mostra "Cerrado em Aquarela", na Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, que traz aquarelas sobre tela de um dos cinco grandes biomas do Brasil. As obras foram produzidas a partir de fotografias feitas pelas próprias artistas ou por profissionais que cederam o uso das imagens.
A exposição retrata pinturas rupestres, paisagens naturais, a fauna e a flora do cerrado brasileiro das artistas plásticas Christiana Ramos, que é carioca, Tânia Caçador e Heliana Henriques, ambas de São João Nepomuceno (MG), das belo-horizontinas Márcia Martins, Márcia Franco, Monica Batitucci e Simone Batitucci e da diamantinense Edelcy Seabra.
"Além de representar grande realismo, as obras não deixam de lado a sensibilidade do fazer artístico, quando procuram representar fielmente os elementos do cerrado e atrair o olhar do público para uma mostra que revela e serve como meio de documentação. Dessa maneira, procuramos despertar o desejo de preservação, para que a natureza seja nossa riqueza maior", afirmou Márcia Martins.

O cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional de uma área em vários estados, entre eles, Minas Gerais. É a segunda maior formação vegetal do país, após a floresta amazônica, e estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves.
As obras da exposição "Cerrado em Aquarela" podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na av. Augusto de Lima, 1.549, saguão do Fórum Lafayette, no Barro Preto, até 22 de julho.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
flickr.com/tjmg_oficial