Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Exposição relembra história do Diário Oficial de Minas

A mostra itinerante sobre o jornal é uma iniciativa da Mejud


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-fato-mes-mejud.jpg
Estão em exposição a primeira edição do jornal, de 21 de abril de 1892, editada em Ouro Preto, e a útima, de 9 de março de 2019

A Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) apresenta como “Fato do Mês” de outubro a exposição sobre a última edição do Diário Oficial de Minas Gerais, lançada em 9 de março de 2019.

Na mostra estará exposta também a primeira edição do jornal, editada em Ouro Preto, então capital do estado, e publicada em 21 de abril de 1892, 100 anos após a morte de Tiradentes.

A exposição itinerante “Fato do Mês” estará aberta ao público, das 13h às 17h, no Palácio da Justiça Rodrigues Campos (21 a 25/10), no Palácio da Justiça Unidade Afonso Pena (29/10 a 1º/11) e na Unidade Raja Gabaglia (4 a 8/11).

E ainda: no Fórum Lafayette (11 a 14/11), na Corregedoria-Geral de Justiça (18 a 22/11) e no Anexo 1 (25 a 29/11). Outras informações pelo telefone (31) 3237-8257 ou pelo correio eletrônico mejud@tjmg.jus.br.

Mais de um século de história

O Minas Gerais, principal publicação da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (IOMG), chegou à sua última edição impressa em 2019. Um marco significativo nos 128 anos da história do jornal, que passou a ser distribuído apenas online.

Fundado em novembro de 1891, o periódico, responsável por legitimar os atos oficiais do estado, teve em sua equipe o poeta Carlos Drummond de Andrade, que, na década de 1930, foi redator e revisor do diário.

Personalidades na Imprensa Oficial

Outro escritor que integrou a Imprensa Oficial foi Murilo Rubião, criador e idealizador do Suplemento Literário, periódico da instituição que se tornou um dos mais reconhecidos do País dentro do gênero. Foi um reduto de grandes intelectuais responsáveis pela formação de uma geração de artistas, escritores e poetas mineiros.

Outro nome a se destacar é o de Abílio Barreto, que começou a trabalhar na Imprensa Oficial em 1898. Com apenas 15 anos, ocupou o cargo de aprendiz de tipógrafo. Posteriormente, assumiu como revisor, chefe de revisão, redator interino.

Contemporâneo de Barreto, o ex-presidente Juscelino Kubitschek também foi funcionário da IOMG, onde iniciou sua carreira como servidor público em 1927, atuando no posto de saúde da instituição.

A história da autarquia também cruza suas linhas com a do TJMG, que, por mais de 100 anos, publicou os atos judiciais no jornal e, atualmente, permanece nas páginas virtuais com o Diário do Judiciário.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial