A Galeria de Arte do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, abre nesta terça-feira, 29/01, a partir das 19h, a exposição Léxico, da artista mineira Renata Laguardia. Ela é bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu mestrado na área pela École Européenne Supérieure de L’Image, na França.
Na mostra, a artista exibe obras que retratam três fases diferentes de sua vida, especialmente o período em que morou na Europa e pintou quartos vazios, ambientes impessoais, móveis isolados e arquiteturas desabitadas, inspirada em fotografias que encontrou nos classificados de aluguel de imóveis.

A artista explica que o nome da exposição ,“Léxico”, alude ao repertório de palavras existentes numa determinada língua. Ela argumenta que suas pinturas “são como pequenas palavras, como uma vírgula ou outra pontuação, reunidas nas obras”.
Ela identificou imagens que lhe serviriam de referência para criar pinturas de interiores vazios e pouco convidativos quando estava em busca por moradia na França. “Eram fotografias tão frias, não se notava nenhuma espécie de afeto, nada”, justificou.
O artista visual Bruno Duque, amigo da expositora, ressalta que Renata Laguardia trabalha a partir de imagens fotográficas, que funcionam como uma base estrutural para o quadro. "São pinturas com cores e traços que transbordam as formas sugeridas, como se a tinta que as compusesse não cessasse de fluir”, analisa.
As outras fases vividas pela artista longe da Europa também são reveladas na exposição. No conjunto de pequenas telas dedicadas a objetos de residências da série ‘Para ver com a memória das mãos’, apagador de luz, maçaneta de porta, torneira e descarga sanitária demonstram alguns objetos do cotidiano que passam despercebidos.
“Estamos tão acostumados com eles que nossas mãos já sabem onde estão e sequer olhamos mais para eles”, conta. A última fase das obras da artista mineira aparece em pinturas de casas de boneca na série ‘Artificial’. “São retratos de casas com arquiteturas europeias, que não se assemelham em nenhum momento com aquelas que temos no Brasil”, explica.
Renata Laguardia já participou de exposições individuais e coletivas em Brasília, Aracaju, Belém e em Poitiers, na França. Desde 2013, suas obras fazem parte do acervo da galeria Celma Albuquerque, na capital mineira.
Serviço
A visitação à Galeria de Arte do Fórum Lafayette é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto. Parte da exposição também estará exposta no saguão de entrada e nos corredores do prédio da unidade do Fórum na avenida Raja Gabaglia, 1.753, bairro Luxemburgo.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial