O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu, nesta quarta-feira (24/8), em Brasília, Medalha na I Cerimônia de Reconhecimento do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça (Consepre), concedida às autoridades indicadas pela expressiva contribuição com o Judiciário.
Também foram indicados para receber a condecoração os ex-presidentes Geraldo Francisco Pinheiro Franco, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP); Ricardo José Roesler, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); Voltaire de Lima Moraes, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); Lourival Almeida Trindade, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA); Romeu Gonzaga Neiva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Lourival de Jesus Serejo de Souza, Tribunal de Justiça Maranhã (TJMA); e Domingos Jorge Chalub Pereira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Os ex-presidentes indicados foram previamente aprovados conforme disposição estatutária do Censepre. Já os nomes dos demais indicados foram apreciados pelo Conselho de Honorarias, conforme deliberado no 2º Encontro do Consepre, realizado em Aracaju (SE).

O ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, disse que se sentiu muito honrado em receber a condecoração. “ É uma honra muito grande receber a Medalha de Reconhecimento do Consepre, que é o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, portanto representa a maioria absoluta dos magistrados brasileiros. Fico feliz em ter esse reconhecimento do nosso trabalho e dos avanços conseguidos a frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Obrigado a todos e em especial ao Presidente José Laurindo", afirmou.
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, disse que a homenagem ao ex-presidente Gilson Lemes e aos outros citados é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, quando componentes do Conselho. “Este é um momento muito importante e fiquei feliz em participar da cerimônia com o ex-presidente Gilson Lemes, em que ele é laureado aqui e reconhecido como um integrante que valorizou muito o Consepre”, disse.
Consepre
O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) nasceu no dia 5 de novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.
Atualmente o Consepre é presidido pelo desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. O vice-presidente do Consepre é o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial