Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Evento celebra 10 anos do Instituto de Apoio a Pessoas em Situação de Rua

Superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG participou da cerimônia


- Atualizado em Número de Visualizações:

Uma iniciativa apoiada pelo Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebra uma década de cuidados e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte: o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper).

A superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, esteve presente, nesta quinta-feira (27/11), em evento que marcou os 10 anos de fundação do Instituto, sediado no bairro Bonfim, região Noroeste da Capital mineira.

not inaper1.jpg
Evento contou com exposição de obras feitas por atendidos pelo Instituto (Crédito: TJMG / Divulgação)

A ação teve a presença de representantes do poder público, de empresas parceiras e de voluntários que atuam no Inaper. Os visitantes puderam conferir uma exposição de pinturas feitas por pessoas atendidas no local.

Resgate da dignidade

A desembargadora Maria Luíza de Marilac destacou a contribuição do Instituto para o resgate da autonomia: “O Inaper demonstra, nestes 10 anos, que políticas públicas se tornam mais eficazes quando encontram parceiros comprometidos, sensíveis e presentes no território. Sua atuação com pessoas em situação de rua tem sido um exemplo.”

Ela frisou o trabalho para a reconstrução de vínculos sociais dos atendidos: “A situação de rua leva ao rompimento de vínculos familiares e sociais, resultando em perda de identidade e autoestima. O Inaper atua na escuta, no acolhimento e no desenvolvimento de sociabilidades, ajudando as pessoas a se reconhecerem novamente como cidadãos e a resgatar a sua autonomia.”

not inaper 2.jpg
Desembargadora Maria Luíza de Marilac (dir.) com a presidente do Inaper, Angélica Biondi (Crédito: TJMG / Divulgação)

Atendimentos

A presidente do Inaper, Angélica Biondi, elencou as iniciativas desenvolvidas atualmente:

“Temos como missão resgatar a dignidade, o respeito e a autonomia. Hoje, contamos com atendimentos duas vezes por semana, serviços de apoio psicossocial, banho, café, biblioteca, barbearia e sala de informática. Temos o projeto Terça de Conexões 60+ para idosos e o projeto Criando Laços, que trabalha com pessoas com experiência prisional.”

Ela salientou ainda a satisfação de trabalhar no Instituto: “Sigo caminhando com esperança de um mundo melhor para essas pessoas, que merecem uma vida digna.”

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*