Uma iniciativa apoiada pelo Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebra uma década de cuidados e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Belo Horizonte: o Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper).
A superintendente do NV/TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, esteve presente, nesta quinta-feira (27/11), em evento que marcou os 10 anos de fundação do Instituto, sediado no bairro Bonfim, região Noroeste da Capital mineira.
A ação teve a presença de representantes do poder público, de empresas parceiras e de voluntários que atuam no Inaper. Os visitantes puderam conferir uma exposição de pinturas feitas por pessoas atendidas no local.
Resgate da dignidade
A desembargadora Maria Luíza de Marilac destacou a contribuição do Instituto para o resgate da autonomia: “O Inaper demonstra, nestes 10 anos, que políticas públicas se tornam mais eficazes quando encontram parceiros comprometidos, sensíveis e presentes no território. Sua atuação com pessoas em situação de rua tem sido um exemplo.”
Ela frisou o trabalho para a reconstrução de vínculos sociais dos atendidos: “A situação de rua leva ao rompimento de vínculos familiares e sociais, resultando em perda de identidade e autoestima. O Inaper atua na escuta, no acolhimento e no desenvolvimento de sociabilidades, ajudando as pessoas a se reconhecerem novamente como cidadãos e a resgatar a sua autonomia.”
Atendimentos
A presidente do Inaper, Angélica Biondi, elencou as iniciativas desenvolvidas atualmente:
“Temos como missão resgatar a dignidade, o respeito e a autonomia. Hoje, contamos com atendimentos duas vezes por semana, serviços de apoio psicossocial, banho, café, biblioteca, barbearia e sala de informática. Temos o projeto ‘Terça de Conexões 60+’ para idosos e o projeto ‘Criando Laços’, que trabalha com pessoas com experiência prisional.”
Ela salientou ainda a satisfação de trabalhar no Instituto: “Sigo caminhando com esperança de um mundo melhor para essas pessoas, que merecem uma vida digna.”
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*