Como funciona um júri popular? Esse instrumento do Direito Penal brasileiro foi apresentado aos alunos da Escola Estadual Monsenhor Amantino dos Santos, no dia 6/11, como parte do programa "Conhecendo o Judiciário", do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no Fórum Doutor Azer de Pinho, na Comarca de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce.
Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de um julgamento e compreender o rito do Tribunal do Júri, desde o início dos trabalhos até o encerramento, passando pelas fases de produção de provas, debates e votação. Eles também conheceram as carreiras jurídicas.
No dia 12/11, foi a vez de estudantes e professores do Ensino Médio das Escolas Estaduais Nossa Senhora de Fátima, Carmela Dutra e Evaristo Augusto de Oliveira, da cidade de Desterro de Rios, no Campo das Vertentes, participarem do "Conhecendo o Judiciário" e obterem informações sobre o júri popular.
Eles visitaram o Fórum da Comarca de Conselheiro Lafaiete e puderam ter uma nova visão sobre Justiça e sociedade, com destaque para os conceitos e a estrutura do Poder Judiciário brasileiro.
Sobre o Programa
O "Conhecendo o Judiciário" é um programa de comunicação e relacionamento com a sociedade organizado pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp), da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do TJMG.
Lançado em 1999, foi institucionalizado pela Portaria da Presidência nº 2.176/2008 e regulamentado pela Portaria nº 6.909/PR/2024.
Em 2025, somente nas comarcas do interior, foram realizadas 64 visitas com a participação de 3.030 alunos.
Desde 2024, o Cerp realiza cursos para formação de multiplicadores do Programa. Após três edições, já foram certificadas 389 pessoas, espalhadas pelas 298 comarcas mineiras.
Confira os números de 2025 do "Conhecendo o Judiciário" no interior do Estado, de acordo com cada atividade realizada:
- Foram 48 visitas orientadas (voltadas a estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, a partir do 9º ano, que visitam as dependências do TJMG e participam de palestra sobre estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, além da simulação de julgamento), com participação de 1.740 alunos
- Foram seis ações do "Universitários no TJ" (voltado a estudantes do Ensino Superior, que visitam as dependências do TJMG e participam de palestra, com magistrado, sobre o funcionamento do Poder Judiciário e temas relativos à carreira da magistratura), com participação de 303 estudantes
- Foram duas atividades do "TJ Sênior" (voltado a grupos de pessoas maiores de 60 anos, que visitam as dependências do TJMG e participam de palestra sobre Direito e cidadania para a população idosa, proferida por magistrado), com presença de 48 pessoas
- Foram 8 visitas do "Juízes vão às escolas" (voltadas a escolas de Ensino Médio, que recebem visita de magistrado para conversar com alunos sobre o funcionamento do Poder Judiciário e outros temas relativos à Justiça e de interesse da comunidade escolar), direcionadas a 939 alunos
Em setembro e outubro também foram realizadas ações nas Comarcas de Ubá (30/9), Monte Carmelo (9/10), Governador Valadares (28/10) e Teófilo Otoni (31/10).
Veja fotos da visita orientada da Escola Municipal Professor Francisco Arthidoro da Costa – Comarca de Ubá.
Veja fotos da visita orientada da Escola Municipal Francisco Campos – Comarca de Monte Carmelo.
Veja fotos da visita orientada do Colégio Presbiteriano – Comarca de Governador Valadares.
Veja fotos da visita orientada da Escola Municipal Teodolindo Pereira – Comarca de Teófilo Otoni.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial