Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG conclui primeira turma de Multiplicadores para o Conhecendo o Judiciário

Iniciativa integra comemorações de 25 anos do Programa, que já atendeu mais de 150 mil pessoas


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concluiu, nesta segunda-feira (10/6), o curso de Formação de Multiplicadores para o Programa Conhecendo o Judiciário. A ação, que contou com a parceria da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e teve como objetivo capacitar magistrados e servidores para que possam criar canais de comunicação com a sociedade, sobretudo a comunidade escolar, faz parte das comemorações dos 25 anos do Programa.

A aula síncrona que marcou o encerramento do curso, iniciado em 14/5, foi aberta pela diretora de Desenvolvimento de Pessoas do TJMG, Ana Paula Prosdocimi, representando o 2º vice-presidente e diretor-superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch.

“Para nós da Ejef, é uma alegria estar em conjunto com a Diretoria de Comunicação do TJMG para realizar esse curso de Formação de Multiplicadores para o Conhecendo o Judiciário. A Ejef também abraçou a iniciativa, que existe desde 1999. Tentamos atuar nos núcleos regionais levando o Programa a diversas escolas e sabemos o quanto é importante ter vários braços para levar essa aproximação do Poder Judiciário à sociedade, aos alunos, e o quanto é importante que eles conheçam a importância do TJMG para a vida das pessoas e para a pacificação social, e também entendam os caminhos possíveis para comporem, futuramente, o Poder Judiciário”, disse a diretora.

not-cursoformadoresConhecendoJudiciario2.jpg
A aula síncrona que marcou o encerramento do curso, iniciado em 14/5 (Crédito: Divulgação/TJMG)

Durante o encontro virtual, que teve a participação de representantes da capital e do interior, magistrados e magistradas, servidores e servidoras e estagiários e estagiárias do TJMG puderam compartilhar as experiências de falar sobre o Poder Judiciário com alunos dos mais variados níveis escolares, além de tirar dúvidas sobre o Programa e fazer sugestões para a melhoria das atividades.

“Para mim, que estive na concepção do projeto deste curso desde o início, a realização dessa ação de formação é uma grande alegria. Como servidora do TJMG, acredito que é uma obrigação de todos nós prestar informações à sociedade, para que todos conheçam como funciona a Justiça e saibam acessá-la. E o Programa Conhecendo o Judiciário é uma ferramenta importante que o TJMG tem para estabelecer esse diálogo e deve sempre ser fortalecido e ampliado com ações deste tipo”, afirmou Jênifer Rosa, relações públicas do TJMG e docente da ação de formação.

Gabriel de Almeida, coordenador de Publicidade do TJMG e que dividiu com Jênifer a condução das aulas e a produção dos conteúdos do curso, também salientou o papel do Programa para fortalecer os vínculos entre o TJMG e a sociedade. “Trabalho na comunicação do TJMG há mais de 15 anos e, para mim, o Conhecendo o Judiciário é um dos mais importantes programas da instituição por promover a aproximação com a sociedade de maneira tão eficaz. Para mim, foi uma satisfação imensa poder participar desse curso que promoverá a ampliação desse importante Programa para as comarcas do Estado”, disse.

O aluno e servidor Danilo Morbidelli, da Comarca de Camanducaia, afirmou que sempre recebeu alunos no fórum, mas, agora, com a formação de multiplicador, se sente mais preparado: “A minha comarca é muito antiga, o nosso prédio é de 1925, então sempre despertou a curiosidade dos alunos que queriam vir conhecer o prédio, que tem uma escadaria com tapete vermelho, que sobe pro salão do júri. Antes eles iam e eu fazia uma exposição breve sobre o tribunal do júri, explicava mais ou menos a organização do Judiciário, mas agora com essa formação eu estou muito mais capacitado a dar melhores informações e encaminhar um conteúdo mais enriquecedor pra esse público”, frisou.

Também aluna do curso, Simone Teixeira, do Juizado Especial de Mantena, compartilha do mesmo sentimento e faz planos para a comarca: “Já recebi alunos, ia nos lugares e ia mostrando o que a gente tem, o tribunal do júri, a história da instituição, mas não conhecia o Programa, então pra mim foi muito bom. Na minha comarca a gente pegou carona nos 150 anos do TJMG e criou um corredor de fotos dos com os servidores que fizeram história.  Hoje a gente tem isso pra mostrar também, que a instituição se importa com os servidores e estamos criando uma sala de memorias, que vai ser algo interessante para receber esses alunos”, disse.

O juiz Anderson Nogueira Alves, da Comarca de Caratinga, disse acreditar na importância de ambientes e atividades lúdicas para aproximar o judiciário do público escolar. Durante a aula, ele pode compartilhar com os presentes um pouco do trabalho que realiza na comarca: “Trabalhando com a infância eu percebi que existe um certo trauma das crianças quando vem ao Poder Judiciário, porque as vezes o contato que ela que teve foi com um juiz que mandou prender, afastar da mãe, e ai a gente começou a trabalhar essa questão da linguagem. Todo o nosso setor social, as salas de depoimento especial, são t montados com um personagem, o Macaco Vermelho. Essa ideia de trabalhar o lúdico é para quebrar esse medo, e realmente trazer a criança para um ambiente menos hostil pra ela, e isso gera, tanto nas visitas ao fórum com os pequenos quanto nas escolas, um resultado muito bom”, ressaltou.

Para Adilene Casé, aluna de Governador Valadares, fazer o curso é uma possibilidade de trazer um novo fôlego para a as atividades do Conhecendo o Judiciário, que costumavam ser realizadas na comarca desde a implantação do Programa. “Desde a implantação do Programa a gente teve experiência de ir nas escolas e júri simulado na comarca. Dei uma parada, mas agora estou retomando, com alguns colegas da comarca, pra gente dar continuidade a esse trabalho que é muito bom” – disse.

Já Maria Helena da Silva, aluna da comarca de Curvelo, conheceu o Programa através do curso, e viu nele uma ferramenta para melhorar o próprio trabalho que realiza como assistente social. “A gente, como assistente social, é a voz do TJMG nas casas das pessoas. A gente vai até as casas, conversa, conhece a estrutura familiar, as questões socioeconômicas. Então esse curso foi muito válido.”

not-cursoformadoresConhecendoJudiciario.jpg
Objetivo da atividade educacional é capacitar magistrados e servidores para que possam criar canais de comunicação com a sociedade, sobretudo a comunidade escolar (Crédito: Divulgação/TJMG)

Para Raissa Brasil, que faz parte da equipe do Conhecendo o Judiciário na capital, a aula foi um espaço de aprender com as iniciativas que já vem sendo realizadas no interior: “Além da possibilidade de troca com os elaboradores do curso que se debruçaram sobre cada uma das dúvidas, foi possível também conhecer as experiências dos participantes com o Programa, entendendo as particularidades de cada comarca. Este diálogo abriu a visão para melhor entender como o Conhecendo o Judiciário funciona no interior e quais desafios existem para sua expansão.  Fiquei bastante empolgada com a determinação dos servidores em implementar e espero que mais pessoas participem do Conhecendo o Judiciário”. 

O PROGRAMA CONHECENDO O JUDICIÁRIO

Idealizado e coordenado pela Diretoria de Comunicação (Dircom) do TJMG há 24 anos, o Conhecendo o Judiciário é um programa de relacionamento do Tribunal que tem o objetivo de estabelecer canais efetivos de comunicação com a sociedade e informar, de maneira simples e objetiva, sobre o funcionamento do Judiciário em Minas Gerais para os mais diversos públicos. Atualmente, o Programa atua por meio das seguintes atividades:

Visita orientada: voltada aos estudantes do ensino fundamental e médio, a partir do 9º ano, que visitam as dependências do TJMG e participam de uma palestra sobre estrutura e funcionamento do Poder Judiciário e de um julgamento simulado para melhor fixação do conteúdo;

Juízes vão às escolas: voltada às escolas de ensino médio, que recebem a visita de um magistrado para conversar com os alunos sobre o funcionamento do Poder Judiciário e outros temas relativos à justiça, que sejam do interesse da comunidade escolar;

Universitários no TJ: voltada aos estudantes do ensino superior, que visitam as dependências do TJMG e participam de uma palestra, com um magistrado, sobre o funcionamento do Poder Judiciário e temas relativos à carreira da magistratura;

TJ Sênior: volta a grupos de pessoas maiores de 60 anos, que visitam as dependências do TJMG e participam de uma palestra sobre Direito e cidadania para a população idosa, proferida por um magistrado. 

Em 2024, a equipe do Programa passou a realizar atividades também para o público interno do Tribunal, como forma de fortalecer a imagem institucional, o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o serviço público e também acreditando no potencial desses grupos para promover um maior conhecimento sobre a Justiça nas comunidades onde estão inseridos em suas vidas cotidianas.  

Desde que foi criado, o Programa Conhecendo o Judiciário tem sua importância como estratégia de comunicação reconhecida e reafirmada. Em 1999, ano de seu lançamento, o Programa recebeu o Prêmio Opinião Pública, do Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo. A iniciativa também foi premiada duas vezes pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça - Prêmios “Projeto Institucional” (2003) e “Publicação Especial” (2004). 

Desde 2011 o Programa Conhecendo o Judiciário compõe o Banco de Boas Práticas de Gestão do CNJ. Em 2023, o Programa recebeu, do TJMG, o  certificado “Agenda 2030”, que reconhece as práticas inspiradoras do Judiciário mineiro que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial