Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Estudantes e professores de Direito do Rio Grande do Sul participam do Conhecendo o Judiciário

Alunos de faculdade gaúcha assistiram palestra no TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:

Estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade Antonio Meneghetti, localizada no município de Restinga Seca, no Rio Grande do Sul (RS), participaram, nesta quinta-feira (17/10), de mais uma edição do Programa Conhecendo o Judiciário, idealizado e coordenado pela Diretora Executiva de Comunicação (Dircom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Cerca de 15 alunos e alunas e dois professores assistiram à palestra do juiz titular da 10ª Vara de Família de Belo Horizonte, Paulo Gastão de Abreu, no Auditório do Tribunal Pleno do TJMG, no Edifício-Sede. Em seguida, visitaram o gabinete do desembargador Roberto Apolinário de Castro.

Not---Conhecendo-o-Judiciario-com-a-Fac.-Antonio-Meneghetti._3.jpg
Estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade Antonio Meneghetti conheceram o Auditório do Tribunal Pleno (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A vinda dos estudantes e professores da faculdade gaúcha estava prevista inicialmente para junho, mas, por conta das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, naquela época, a viagem teve de ser remarcada.  

No auditório do Pleno, os estudantes puderam conhecer a trajetória na magistratura do juiz Paulo Gastão, iniciada há 26 anos. Além disso, ele discorreu sobre os desafios da área, falou de seu trabalho e compartilhou sua visão sobre o universo do Direito. Durante a conversa, estudantes tiraram dúvidas sobre o sistema de Justiça e a atuação de magistrados e magistradas em Minas Gerais.  

Not---JD-Paulo-Gastao-Conhecendo-o-Judiciario-com-a-Fac.-Antonio-Meneghetti._2.jpg
O juiz Paulo Gastão de Abreu falou sobre os desafios da área e sobre o trabalho na magistratura, e compartilhou sua visão sobre o universo do Direito (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O juiz, que participa do projeto de forma regular, falou sobre a importância do Programa Conhecendo o Judiciário do TJMG, que celebra 25 anos em 2024. “O Tribunal acaba se aproximando do aluno ou aluna, que às vezes pode ter uma visão diferente da rotina da Justiça”, afirmou o magistrado.

Visitado pelos estudantes, o desembargador Roberto Apolinário de Castro, que também atua como professor, compartilhou informações sobre sua rotina de trabalho e destacou a importância de uma assessoria competente para manter a eficiência e a celeridade na prestação jurisidicional.

Not---Conhecendo-o-Judiciario-com-a-Fac.-Antonio-Meneghetti._7.jpg
Estudantes visitaram o gabinete do desembargador Roberto Apolinário de Castro (Crédito : Euler Junior/TJMG)

O desembargador ressaltou ainda que o TJMG tem sido referência em razão do Programa Conhecendo o Judiciário. “É importante abrir a redoma que às vezes parece nos esconder e mostrar que somos cidadãos comuns como quaisquer outros. O que nos diferencia é o poder de decisão”, disse. 

A professora do curso de Direito da Faculdade Antonio Meneghetti, Aline Martins Rospa, que acompanhou os alunos e alunas, disse que Belo Horizonte foi escolhida como destino da excursão porque reúne aspectos e interesses para todos os cursos. Para os alunos de Direito, fomos em busca de projetos que, de fato, contribuiriam com a formação de todos”, afirmou a professora, que ministra a disciplina Ciência Política e Teoria Geral do Estado. 

Not---Aline-e-Junior-Conhecendo-o-Judiciario-com-a-Fac.-Antonio-Meneghetti._5.jpg
Professores do curso de direito da faculdade gaúcha Aline Martins Rosa e Mateus Renard Machado acharam a experiência enriquecedora (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O professor Mateus Renard Machado, que ministra as disciplinas de Filosofia Geral e Filosofia Jurídica na faculdade gaúcha, disse que foi relevante o contato com o Conhecendo o Judiciário devido à importância do Estado no cenário nacional do Direito. “Os estudantes puderam compreender o quão é importante magistrados e magistradas terem um olhar diferenciado para os jurisdicionados", afirmou.

Júnior Dala Rosa, que está no 6º período, disse que a palestra do juiz Paulo Gastão de Abreu o motivou ainda mais a seguir na carreira jurídica. “Ele trouxe o lado humano do magistrado e mostrou detalhes do mundo jurídico de forma simples. Esse programa é nota 10”, disse.

Not---Junior-Conhecendo-o-Judiciario-com-a-Fac.-Antonio-Meneghetti._5.jpg
Estudante do 6º período Júnior Dala Rosa: "Esse programa é nota 10. É uma pena não ter sido disseminado para todos os tribunas do país” (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A estudante do 3º período Giovana Neuenschwander afirmou que o Programa Conhecendo o Judiciário é “incrível, e será mais um conteúdo importante” em sua formação.

O Conhecendo o Judiciário do TJMG, por meio da Portaria Nº 6.909/PR/2024, assinada pelo presidente, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e publicada terça-feira (15/10) no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), passa agora a abranger todas as 298 comarcas do Estado, as quais deverão indicar, de acordo com a realidade local e com a demanda, um multiplicador para atuar nas atividades do Programa.

Veja o álbum com mais imagens da visita.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial