Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Equipe do serviço Apec BH realiza reunião de apresentação de resultados

Metodologia é aplicada na Central de Audiência de Custódia


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O serviço Apec é uma metodologia fomentada pelo CNJ para qualificar as audiências na Ceac da Comarca de Belo Horizonte ( Crédito: TJMG / Divulgação )

A equipe do serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada (Apec) de Belo Horizonte, da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade (Supec) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apresentou, em reunião realizada no dia 6/2, o resultado do trabalho realizado em 2024, assim como as diretrizes de trabalho da Supec para o ano de 2025. O serviço Apec é uma metodologia fomentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para qualificar as audiências na Central de Audiência de Custódia (Ceac) da Comarca de Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi reforçar o protagonismo da metodologia Apec na proteção social e garantia de direitos de pessoas custodiadas.

Estiveram presentes a gestora do Apec, Evelin Gazel; a integrante da equipe do Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada Nayara Rodrigues; a defensora pública Roberta Mesquita; o estagiário de pós-graduação da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) Felipe Sousa; o integrante da Direção do Foro de BH e da Gerência da Ceac/BH Hebert Furtado; a integrante do CNJ Ariane Gontijo; e a integrante do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ) do TJMG Claudia Neves.

O Apec é aplicado por profissionais vinculados à gestão das alternativas penais do Estado, por meio de uma parceria com a Sejusp. Segundo dados da Secretaria, a equipe multiprofissional do serviço efetua um primeiro atendimento social antes da audiência e outro após a finalização. Esse último é destinado às pessoas que tiveram concessão de liberdade provisória, sem ou com medidas cautelares, prisão domiciliar ou relaxamento da prisão.

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Equipe da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade apresentou dados de 2024 do serviço Apec BH ( Crédito: TJMG / Divulgação )

Os  números apresentados na reunião mostraram que foram realizados 4.159 atendimentos de pré-audiência de custódia e 2.572 pós, num total de 6.731 atendimentos. O encontro resultou em  proposições como estabelecimento de fluxos internos de comunicação e acionamentos em função dos casos de pessoas em situação de rua e de saúde mental, além da definição de reuniões mensais fixas para promover o desenvolvimento contínuo dos trabalhos.

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