
"A pós-graduação da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) é um instrumento de melhoria e de qualidade do trabalho que é desenvolvido, beneficiando o destinatário final, que é o cidadão mineiro".
Com essas palavras, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Paulo Calmon Nogueira da Gama, membro do Comitê Técnico da Ejef e coordenador da pós-graduação em Direito Penal e Criminologia, iniciou os trabalhos do "Seminário de Encerramento da Pós-Graduação em Jurisdição Penal e Criminologia Contemporânea".
O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (3/7), no auditório da Ejef, contou com a presença da desembargadora do TJMG Juliana Campos Horta, representando o 2º vice-presidente da Corte mineira e superintendente da Escola Judicial, desembargador Saulo Versiani Penna.
Na abertura do seminário, a desembargadora agradeceu a presença de todos e a oportunidade de representar o 2º vice-presidente.
O desembargador Paulo Calmon também ressaltou o caráter inovador e profissionalizante do curso, voltado especialmente à área criminal.
"Nos preocupamos em construir um curso útil e aplicável, que servisse não só para o aprimoramento acadêmico, mas também como ferramenta prática no dia a dia dos profissionais do Judiciário", completou.
Protagonismo da Ejef
O diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Israel Simões Doro Pereira, enfatizou o papel de protagonismo que a Escola vem exercendo na área penal.
"Com este curso, a Ejef se consolida como referência no Direito Penal, especialmente diante dos desafios atuais, como as novas tecnologias e o uso da inteligência artificial no sistema de justiça".

O diretor da Dirged anunciou, ainda, que estão previstos dois novos eventos sobre o tema, para o mês de setembro: o "Encontro de Magistrados de Execução Penal" e o "Seminário Justiça em Foco".
Segundo ele, a ideia é aprofundar a integração entre teoria e prática nas áreas de Direito Penal e Processo Penal.
O seminário segue, nesta sexta-feira (4/7), com apresentação dos trabalhos de conclusão de curso e o encerramento oficial da pós-graduação.
Voltada a magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do TJMG, além do público externo, o curso da Ejef reafirma o compromisso da instituição com a formação continuada, o aprimoramento técnico e a excelência na prestação jurisdicional.
Mesa de honra
A mesa de honra da abertura do seminário foi composta pela desembargadora Juliana Campos Horta, representando o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; pelo membro do Comitê Técnico da Ejef e coordenador da pós-graduação em Direito Penal e Criminologia, desembargador Paulo Calmon Nogueira da Gama; pelo diretor da Dirged, Thiago Doro; e pelo discente Gustavo Moura Vieira.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*