Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef realiza segunda etapa de concurso para a magistratura

Provas foram aplicadas para 1.207 candidatos durante três dias


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) realizou, de 14 a 16 de maio, a segunda etapa do concurso para ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Nessa segunda fase, 1.207 candidatos realizaram as provas escritas. Além de questões discursivas, os inscritos precisaram elaborar duas sentenças, uma de natureza cível e outra, penal.

not---concurso-22.jpg
Diversos magistrados compareceram aos locais de prova e acompanharam a segunda etapa do concurso (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Acompanharam o andamento das provas o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, que é também superintendente da Ejef; da diretora-executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) da Ejef, Thelma Regina Cardoso; a gerente de Estágio e Concursos do TJMG, Juliana Valadares Campos Mota; e a coordenadora de Concursos, Fabíola Sandra Ferreira Marcelina.

Os integrantes da comissão do concurso são os desembargadores Rogério Medeiros Garcia de Lima, Caetano Levi Lopes, Jaubert Carneiro Jaques e Sandra Alves de Santana e Fonseca, bem como a procuradora de Justiça Ana Paula Mendes Rodrigues, representante do Ministério Público de Minas Gerais, e Sabrina Torres Lage Peixoto de Melo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG). Alguns magistrados atuaram como fiscais.

not2-----cooncurso-tjmg---16.05.22.jpg
Provas foram aplicadas em duas unidades da Faculdade Promove, em Belo Horizonte (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

A primeira etapa do concurso, em que foi aplicada uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, ocorreu em 20 de fevereiro deste ano.

Ao todo, o concurso para ingresso na magistratura terá cinco etapas. A próxima, de caráter eliminatório, consiste na inscrição definitiva, ocasião em que serão feitas as avaliações médica e psicológica, bem como a sindicância da vida pregressa e uma investigação social. A quarta etapa será para aplicação da prova oral e a quinta, que tem caráter classificatório, será de avaliação de títulos.

Entre os 1.207 candidatos convocados para a segunda etapa do concurso, 406 disputam vagas de ampla concorrência. Há ainda 70 candidatos concorrendo a vagas para pessoas com deficiência e 731, a vagas para negros.

Ainda não há previsão de uma data para a divulgação do resultado dessa etapa do concurso, que é mais complexa, em razão das questões discursivas. Também não há data prevista para a finalização do concurso. Ao todo, o TJMG vai selecionar 82 novos magistrados. São 58 vagas para ampla concorrência, 8 para aprovados com deficiência e 16 para negros.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial