O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou nesta sexta-feira (12/4) a abertura do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Judiciária – pessoas, eficiência e inovação. A aula magna foi ministrada pelo juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Marco Bruno Miranda Clementino.

Voltado a magistradas e magistrados, gestoras e gestores, assessoras e assessores, assistentes judiciários, servidoras e servidores do TJMG, assim como gestoras e gestores indicados pela Rede de Escolas de Administração Pública (Reap), a pós-graduação visa capacitar os discentes para que sejam capazes de aplicar, no cotidiano do trabalho, dimensões teóricas e práticas relativas à gestão a partir de uma análise crítica e sistemática de sua realidade administrativa, buscando resultados efetivos para a instituição e para a sociedade.
O curso é o terceiro desenvolvido pela Ejef na qualidade de credenciada como Escola de Governo. A temática específica relacionada à Gestão Pública foi escolhida considerando-se a necessidade de aperfeiçoamento para o desenvolvimento de competências voltadas para a gestão estratégica, gestão por resultados, gestão de processos, da inovação e do conhecimento, bem como para o aprimoramento da gestão de pessoas na administração pública, o que abrange desafios como a gestão do trabalho em equipes e a gestão da diversidade, da neurodivergência, de gerações diferentes no ambiente de trabalho, observando as especificidades da instituição.
Durante a abertura, o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, falou sobre a importância da criação do curso, destacando a necessidade da capacitação de magistrados e servidores diante do tema.
“É necessário que haja compreensão que nós, sejamos magistrados ou servidores, dedicamos metade do nosso tempo à gestão, a outra metade dedicamos realmente à atividade jurisdicional, que é a atividade típica. Achamos imprescindível isso, porque nós temos, às vezes, uma formação jurídica boa, e os problemas que ocorrem são com gestão”, disse.
A superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel Santos, ressaltou a importância da busca pelo aprimoramento, resultando em uma melhor prestação jurisdicional.

Aula magna
A aula magna, ministrada pelo juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marco Bruno Miranda Clementino, abordou o tema “A metáfora do castelo e os princípios da inovação judicial”, tratando sobre a importância da inovação e expondo exemplos aos presentes. A apresentação contou com transmissão ao vivo e mediação do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo, também coordenador do curso.
“Metáfora do castelo, na verdade, foi uma alegoria que eu criei nos estudos sobre o funcionamento do Poder Judiciário, sobre como se dá a gestão do Poder Judiciário, sobre como se dá o processo de inovação do Poder Judiciário, para mostrar quais são os entraves para que o Judiciário se expresse como uma instituição inovadora. E aí a ideia era debater um pouco dessas ideias com a turma para que, eventualmente, possam desenvolver durante o curso”, avaliou o juiz federal Marco Bruno Miranda Clementino.
Com duração de quatro semestres e carga horária obrigatória mínima de 384 horas, o curso de pós-graduação é composto por três eixos temáticos e 15 disciplinas obrigatórias, seguindo até 10 de abril de 2026.
Presenças
A mesa de honra da abertura do curso foi formada pelo 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da escola, desembargador Renato Dresch; pela superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel Santos; pelo membro do comitê técnico da Ejef, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo; pelo diretor executivo da Escola Superior da Magistratura Desembargadora Jane Silva (Emajs) da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Richardson Xavier Brant, representando o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende; e pela diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial