Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef e BDMG Cultural discutem parceria em projetos sociais do TJMG

Objetivo da ação conjunta é ampliar a divulgação de iniciativas


- Atualizado em Número de Visualizações:
not1---AMAGIS--EJEF--tiago-e-outra-juiza---04.05.jpg
O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto, apresentou os projetos da Ejef à diretora do BDMG Cultural, Ana Maria Galinari (Crédito: Divulgação/Amagis)

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Tiago Pinto, apresentou, nesta quarta-feira (4/5), os projetos Vozes Poéticas de Minas e Caminhos e Contos, realizados pela Ejef, a uma comitiva que incluiu representantes de instituições brasileiras, entre elas o BDMG Cultural, e internacionais.

Com o objetivo de criar uma parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, foram apresentados os projetos Vozes Poéticas – série de podcasts com poesias de escritores brasileiros –, e o Caminhos e Contos – oficinas voltadas para pessoas privadas de liberdade que estão nas unidades da Associação de Proteção ao Condenado (Apacs). O projeto teve início na Apac feminina de Belo Horizonte e já se estende a outras unidades

“Há uma conjugação de vontades das pessoas aqui presentes. O projeto Caminhos e Contos faz parte da responsabilidade social do Tribunal. Será uma honra poder trabalhar junto com o BDMG Cultural e mostrar para a sociedade de Belo Horizonte os resultados dessa iniciativa, que tem um olhar humanitário. A partir desta parceria, aumentaremos o diálogo com a sociedade”, afirmou o desembargador Tiago Pinto.

A diretora presidente do BDMG Cultural, Ana Maria Galinari, recebeu a proposta de parceria com o TJMG para divulgação dos projetos com “grande alegria”. “O BDMG Cultural terá imenso prazer em parceirizar com o TJMG e impulsionar os projetos desenvolvidos pelo TJMG. Também podemos participar do lançamento do livro Caminhos e Contos, além de colocar à disposição nossas galerias, auditórios e futuramente até mesmo patrocínio por meio de nossos editais”, disse.

not1---AMAGIS--EJEF--MESA---04.05.22.jpg
Reunião contou com a presença de autoridades do Paraguai e Costa Rica, interessadas nos projetos destinados a recuperandos das Apacs (Crédito: Divulgação/Amagis)

Presenças

Participaram ainda da reunião, além do desembargador Tiago Pinto e da diretora Ana Maria Galinari, o desembargador Antônio Armando dos Anjos, coordenador executivo das Apacs, no TJMG; o responsável pelas Relações Internacionais da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Denio Marques; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende; a juíza Aldina de Carvalho Soares; a contadora de histórias e editora de livros Rosana Mont’Alverne; e a contadora de histórias e atriz Sandra Lane.

Também acompanharam a apresentação dos projetos integrantes de uma comitiva de autoridades do Paraguai e Costa Rica, que estiveram no TJMG para conhecer iniciativas, ações e projetos desenvolvidos pelo Programa Novos Rumos, especialmente, no segmento das Apacs. Eles foram recebidos pelo desembargador Júlio Guttierrez, superintendente do Grupo de Monitoramento e Supervisão do Sistema Carcerário (GMF).

O grupo era formado pelo conselheiro chefe de cooperação da União Europeia no Brasil, Stefan Agne; o diretor vice-presidente da Fundação Associação de Voluntários para o Serviço Internacional - Brasil (AVSI), Jacopo Sabatiello; a diretora de Bienestar y Reinserción Social del Ministerio de Justicia del Paraguay, Vanessa Napout; a juíza de Ejecución Penal Coronel Oviedo del Paraguay, Diana Barrios; o presidente da Apac da Costa Rica, Carlos Chunningam; o presidente da Apac do Paraguai, Felix Dupont.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial