Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadora Maria Luíza de Marilac visita aglomerado Cabana do Pai Tomás, em BH

Com apoio do Programa Cidadania em Rede, escola da região vai implantar horta comunitária


- Atualizado em Número de Visualizações:

A coordenadora do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Maria Luíza de Marilac, visitou, nesta terça-feira (31/5), o aglomerado Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte. A magistrada esteve no local na companhia de representantes do Comitê de Acompanhamento do Programa Cidadania em Rede, iniciativa que reúne diversas instituições públicas e entidades civis que articulam ações em prol da segurança alimentar, promoção da cidadania e desenvolvimento comunitário.

Além da visita à Associação dos Moradores do Aglomerado do Cabana (Asmac), o grupo caminhou pelas ruas da comunidade e esteve na Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, onde há 350 alunos matriculados. Na escola, está sendo implantada uma horta comunitária por meio do Programa Cidadania em Rede.

not--visita-marilac---31.05.22.jpg
A magistrada e representantes de diversas instituições visitaram uma associação comunitária e uma escola estadual (Crédito: Divulgação)

Na associação, o Comitê de Acompanhamento conheceu alguns projetos desenvolvidos pela Asmac e demandas da comunidade que, futuramente, podem receber apoio do programa. Na escola, o grupo visitou o local onde será implantada, com suporte do Programa Cidadania em Rede, uma horta comunitária. O comitê conheceu ainda os desafios da escola, as parcerias desenvolvidas com a comunidade escolar e outros projetos.

Segurança alimentar

A desembargadora Maria Luíza de Marilac ressaltou sua satisfação com a visita. “Só podemos ficar contentes em ver que as ações do Programa Cidadania em Rede estão saindo do papel. Na visita de hoje, conhecemos o local onde será implantada uma horta comunitária, que vai envolver alunos e a comunidade em seu cultivo. Essa iniciativa tem um valor inestimável”, afirmou.

A magistrada lembrou que o aglomerado tem cerca de 64 mil habitantes, população superior à de diversas cidades mineiras. “A implantação dessa horta tem o objetivo não só de facilitar o acesso a alimentos mais saudáveis, notadamente para crianças em situação de vulnerabilidade social, como também permitir que a comunidade conheça a produção dos alimentos e a cadeia alimentar, do plantio até que ele chegue à mesa”, disse.

not---Cabana.jpg
Na escola, o grupo conheceu os desafios, as parcerias desenvolvidas com a comunidade escolar e os projetos (Crédito: Divulgação)

A desembargadora afirmou ainda que a iniciativa tem caráter inclusivo e vai promover também a mudança de hábitos alimentares e a conscientização sobre a importância de investir na qualidade de vida. Além dos alunos da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, que participarão do cultivo e se beneficiarão da produção, parte da comunidade também vai colaborar com o trabalho. “Nosso objetivo é que as ações desenvolvidas pelo Cidadania em Rede se fortaleçam ainda mais, a partir da articulação das entidades que integram o programa”, frisou.

Presenças

Além da desembargadora Maria Luíza de Marilac, a visita teve a presença do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário (CAODH/MPMG), Francisco Ângelo Silva Assis; da procuradora do Trabalho Florença Oliveira; da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), Tatiana Pereira; da diretora-presidente do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), Marcela Giovanna; da supervisora do Programa Cidadania em Rede/CeMAIS, Delânzia Junho; da integrante do Núcleo de Voluntariado do TJMG Claudhya Vasconcelos; das analistas do CeMAIS Elisa Carvalho e Luciana Alves; de Flávia Ancelmo, do CAODH/MPMG; e de Ana Claudia Saraiva, da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (MPMG).

No aglomerado Cabana do Pai Tomás, o grupo foi recebido pelo presidente da Asmac, Geraldo Magela, e pelos participantes da associação comunitária Carlos Alberto Pinto e Cleider Tadeu, bem como pela diretora da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, Simone Custódio.

Hortas

A implantação de hortas agroecológicas no aglomerado Cabana é uma das ações do Cidadania em Rede, realizada em parceria com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. O objetivo da iniciativa é a produção de alimentos saudáveis e a geração de renda.

Uma segunda horta agroecológica está em desenvolvimento na Associação Mineira de Proteção à Criança (AMPC), que também está localizada no aglomerado. A produção da AMPC será destinada a completar a alimentação oferecida às crianças e adolescentes atendidos pela entidade. O excedente será doado à comunidade.

Programa

O Programa Cidadania em Rede foi criado em 2021, a partir de um acordo de cooperação técnica celebrado entre o TJMG, o MPMG, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Município de Belo Horizonte, com parceria do CeMAIS.

O programa conta ainda com o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra, e o apoio da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.

Núcleo de Voluntariado

O Núcleo de Voluntariado do TJMG foi instituído em 2016, com o objetivo de contribuir para a consolidação da Rede de Voluntariado do Estado, de promover a disseminação da cultura do voluntariado no Poder Judiciário e de coordenar as práticas de voluntariado no âmbito do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial