Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargadora Kárin Emmerich recebe a Comenda Lyda Monteiro

Homenagem foi concedida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais


- Atualizado em Número de Visualizações:

A desembargadora Kárin Emmerich, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, recebeu, na quarta-feira (22/3), em Belo Horizonte, a Comenda Lyda Monteiro, outorgada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG). 

Not---Desa-Karin-Emmerich-recebe-comenda-CAA._1.jpg
Desembargadora Kárin Emmerich, ao receber a homenagem da CAAMG (Crédito: Divulgação/TJMG)

O nome da comenda homenageia a secretária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Lyda Monteiro, que foi vítima, em 1980, de um atentado perpetrado por agentes do Estado que resistiam à possibilidade de o Brasil se tornar uma democracia.  Ela morreu ao abrir uma carta-bomba direcionada à Presidência da OAB/RJ.

"Lyda  Monteiro tornou-se não apenas símbolo para a Ordem dos Advogados do Brasil e para o próprio Estado Democrático de Direito, mas para todas nós, mulheres. É um privilégio receber uma comenda com seu nome, que carrega toda sua trajetória, simbolismo e força", afirmou a desembargadora Kárin Emmerich, no discurso de agradecimento pela homenagem recebida.  

A desembargadora destacou ainda a grande responsabilidade das mulheres contemporâneas "de preparar para as gerações futuras um mundo mais igualitário". Ela lembrou importantes antecessoras, como Myrthes Gomes de Campos, "oficialmente, a primeira advogada brasileira", a ex-ministra Ellen Gracie, "primeira mulher a integrar a Suprema Corte do Brasil e primeira mulher a presidir o STF", e Sylvia Helena de Figueiredo Steiner, "umas das juízas escolhidas para compor os dezoito membros do Tribunal Penal Internacional, instalado em março de 2004".

Not---Desa-Karin-Emmerich-recebe-comenda-CAA._3.jpg
Comenda homenageia secretária da OAB, morta em 1980 em atentado com uma carta-bomba, no Rio de Janeiro   (Crédito: Divulgação/TJMG)

"Somos líderes, educadoras, cuidadoras, médicas, advogadas, juízas e também somos mães, filhas, irmãs, esposas, sogras e amigas. Sim, desempenhamos papéis vitais em todas as esferas da vida. Especialmente hoje, agradeço a comenda Lyda Monteiro, honraria que recebo com muito orgulho e satisfação. Destaco que a história desta mulher me inspira a continuar lutando por um mundo melhor, mais igualitário, no qual todos nós e, em especial, as mulheres possam viver medo, sem discriminação e sem violência. Mais uma vez, meu muito obrigada!", finalizou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial