
O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Valdez Leite Machado, da 14ª Câmara Cível, participou, nesta quinta-feira (11/7), de sua última sessão de julgamento, já que se aposenta no dia 16/7, após 45 anos de atuação na magistratura mineira.
O desembargador Valdez Leite Machado iniciou sua carreira como juiz na Comarca de Guapé, em 1979. Atuou ainda nas Comarcas de Cláudio, Santa Bárbara, Carangola e Belo Horizonte. Na Capital, foi juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias e, mais tarde, do extinto Tribunal de Alçada de Minas Gerais. Ele se tornou desembargador em 2005.
A sessão da 14ª Câmara Cível foi marcada por diversas homenagens ao desembargador Valdez Leite Machado. Estavam presentes o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente adjunto no âmbito da Superintendência Administrativa, desembargador Vicente de Oliveira Silva; os demais membros da Câmara, a desembargadora Evangelina Castilho Duarte (presidente), a desembargadora Cláudia Maia, o desembargador Marco Aurélio Ferenzini e o juiz convocado Clayton Rosa de Resende; além dos desembargadores André Leite Praça, Armando Freire, Pedro Carlos Bitencourt Marcondes e Wagner Wilson; da procuradora de Justiça de Minas Gerais Ana Luiza de Abreu Moreira; e das assessoras Simone Soares e Elenice Cardoso, que atuam no gabinete do desembargador.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a carreira na magistratura do homenageado, marcada pela disponibilidade e equilíbrio. "Ser magistrado é reconhecer a importância de sua missão e, ao mesmo tempo, saber-se tão somente o servidor público que deve ouvir os dois lados e decidir. Estar próximo, sem ser íntimo; conhecer a comunidade, sem criar laços que maculem a imparcialidade. Angariar respeito, enfim, pelas ações e pelas não ações”, afirmou.
O desembargador Valdez Leite Machado agradeceu à sua família e a todos que o homenagearam. Ele afirmou que, em meio à sua carreira de 19 anos no Tribunal, algo que o deixa orgulhoso é a contribuição para a criação do regimento interno. "Ele trazia um dispositivo que informava ser possível criar o julgamento virtual. Eu cobrava quando isso iria começar e acabei me tornando superintendente para cuidar do assunto. Várias pessoas trabalharam comigo nessa empreitada e conseguimos criar o sistema de julgamento virtual, fazendo com que a Justiça funcionasse mais celeremente", disse.

Experiência e integridade
A presidente da 14ª Câmara Cível, desembargadora Evangelina Duarte, afirmou que a bela trajetória no TJMG do homenageado reflete suas qualidades. "O eminente colega tem uma trajetória brilhante, de dedicação, grande competência e de se debruçar sobre os temas do Direito com muito afinco. Sua sabedoria e conhecimento não foram desperdiçados. Sua passagem pelo Órgão Especial deste Tribunal foi coroada de êxito", afirmou.
Segundo a desembargadora Cláudia Maia, desde que conheceu o desembargador Valdez Leite Machado em 1997, a convivência entre os dois se pautou pela descontração e amizade. "Trabalhei diretamente com o desembargador nos últimos nove anos e, nessa convivência, confirmei suas qualidades. Um homem calmo, gentil no trato, sempre tranquilo e com um humor muito inteligente", disse.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, ressaltou a experiência, a integridade, a competência e a dedicação na missão de julgar do homenageado. "Homem determinado que superou com fé uma série de difíceis situações de saúde, demonstrando força e resiliência. Hoje, sentimos orgulho, e nos espedimos de sua presença diária, de sua sabedoria e de sua orientação. Testemunhamos o magistrado, que cumpriu com galhardia a sua missão, deixando um legado imensurável para todos nós que tivemos o privilégio de trabalhar ao seu lado", afirmou.
O desembargador Pedro Bittencourt falou em nome dos colegas da 19ª Câmara Cível, os desembargadores Wagner Wilson e André Leite Praça: "É tempo alegria e também de tristeza, pois nos despedimos de um colega que teve uma passagem de vida exemplar. É uma pessoa de conduta ética impecável, consciente de seus deveres. Ele deixa admiradoras e admiradores pela pessoa que é e por sua atuação profissional."

Legado
O desembargador Marco Aurélio Ferenzini destacou a passagem do desembargador Valdez Leite Machado pela Comarca de Carangola, onde também atuou, e o legado que deixou na região. "Eu gostaria de dizer duas coisas: primeiro, muito obrigado por ter sido um farol para nós que o acompanhamos aqui na 14ª Câmara. Em segundo lugar, por deixar saudades. Espero que continue esse reino de luz e paz que vossa excelência representa", disse.
O desembargador Armando Freire, ao homenagear o colega de Tribunal, falou sobre a ordenação do filho do homenageado, o padre Guilherme Machado, que estava presente à sessão. "Vim trazer aqui, em nome dos membros da 1ª Câmara, o nosso reconhecimento, toda nossa reverência por esse legado que você nos deixa, por esses tantos anos. É um exemplo de profissional, de magistrado, na sua simplicidade, no seu recolhimento. Sempre foi muito comedido, mas nunca deixou de se manifestar e de dar sua contribuição ao que lhe foi exigido no curso de sua magistratura", afirmou.

O juiz convocado da 14ª Câmara Cível, Clayton Rosa, agradeceu pelo tempo de convivência com o desembargador Valdez Leite Machado: "Quero parabenizá-lo por esse legado tão fantástico que o senhor está deixando na magistratura mineira, neste Tribunal. Desejo que essa nova fase seja ainda mais coroada de êxito e sucesso".
A procuradora de Justiça Ana Luiza de Abreu Moreira se manifestou em nome do MPMG e parabenizou o homenageado pela extensa carreira na magistratura: "Sua dedicação à Justiça, à sociedade, por meio do seu tempo, sua capacidade e sua inteligência são louváveis. O senhor pode ter certeza que impactou, verdadeiramente, a vida de muitas pessoas."

O advogado Antônio Olímpio agradeceu aos serviços prestados pelo desembargador Valdez leite Machado à Justiça, em nome dos colegas presentes e dos membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG).
Convívio
A assessora Simone Soares, que trabalha no gabinete do homenageado, ressaltou a importância do convívio com o magistrado. “Tudo o que temos para dizer é pouco perto do que o senhor realmente representa. Gostaria de registrar aqui suas grandes qualidades, que marcaram cada um dos processos sob sua jurisdição e também cada uma de nós como profissionais e como seres humanos. Sua sabedoria, prudência e humildade sempre se refletiram em suas decisões judiciais. Queremos expressar aqui nosso afeto, respeito e admiração pelo profissional competente e dedicado", afirmou.

A assessora Elenice Cardoso, que também atua no gabinete do desembargador Valdez Leite Machado, agradeceu pelos 26 anos de trabalho ao lado do magistrado: "Os ensinamentos recebidos nesses anos de convivência perpassam as lições de Direito. Aprendi, com seu exemplo, a trabalhar e a conduzir a minha vida com retidão e compromisso. Do fórum ao Tribunal de Justiça, foram infindáveis as lições de como agir e servir ao próximo. Seu comprometimento, como as estruturas e sua habilidade em enfrentar os desafios, nos foram inspiradores”.
Confira outras fotos da sessão no Flickr oficial do TJMG.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial