O desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho participou, nesta quinta-feira (22/8), de sua última sessão presencial de julgamento, na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), antes da aposentadoria. O magistrado, que atua na 21ª Câmara Cível Especializada, foi convocado para a 5ª Câmara Cível, onde atuou por cerca de sete anos.

A sessão foi aberta pela presidente da 5ª Câmara Cível, desembargadora Áurea Brasil, que se disse honrada e emocionada em receber o desembargador Moacyr Lobato para a última sessão presencial dele como magistrado. “O desembargador Moacyr Lobato integrou esta câmara de julho de 2014 a janeiro de 2022. Foram tempos áureos. Sua lhaneza, cordialidade e simpatia iluminaram e trouxeram leveza para o nosso ambiente. E o seu trabalho elevou esse colegiado, enriquecendo a nossa jurisprudência”, afirmou.
Ela falou ainda sobre sua gratidão e admiração, adquiridos pelos anos de convivência, sobretudo durante o período de trabalho conjunto na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), a qual comandou no biênio 2018-2020. "Foi importante contar com sua sabedoria, firmeza, franqueza, perspicaz e equilibrado discernimento, e sua generosa disponibilidade, especialmente nos momentos mais desafiadores", afirmou.
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, também convocado para a sessão da 5ª Câmara Cível, prestou homenagens ao colega que está se aposentando. "Quero exaltar, desembargador Moacyr Lobato, sua enorme contribuição como integrante da comissão que elaborou o projeto de atualização do nosso Código Civil. Espero que volte a exercer a advocacia, contribuindo com o seu talento de doutrinador. Parabéns pelo trabalho. Fique tranquilo que seu dever foi muito bem cumprido", disse.

O desembargador Carlos Levenhagen também agradeceu a convivência com o homenageado. "O Tribunal de Justiça fica menor sem a sua presença. Agradeço pelo período em que esteve conosco e desejo que seja feliz em sua nova caminhada”, afirmou.
O desembargador Luís Carlos Gambogi citou a sessão de despedida do desembargador Moacyr Lobato na 21ª Câmara Cível, ocorrida na quarta-feira (21/8), no auditório do Tribunal Pleno. Ele ressaltou a presença significativa da comunidade jurídica: "A torcida está feliz com você, que jogou uma 'grande partida' e 'fez gols memoráveis'. Nós, 'integrantes da torcida', nos sentimos devedores."
O magistrado também falou dos bons conselhos recebidos do colega e amigo, que compartilhou experiência e humanidade.
O desembargador Fábio Torres de Sousa falou sobre o desafio que enfrentou ao substituir o desembargador Moacyr Lobato na 5ª Câmara Cível. "Esforço-me a cada dia para poder bem representar esse assento, que pertencerá eternamente a você, que aqui deixou conhecimento, amizade, exemplo e, acima de tudo, dedicação na busca pela Justiça. O legado que você deixa como professor e ensinante e amante do Direito será eterno, permanente e vivo nesta Casa", disse.

O juiz Richardson Xavier Brant, que atua como convocado na 5ª Câmara Cível, citou momentos em que sua trajetória profissional cruzou com a do homenageado. "Seu espírito público é perceptível. Você continuará como exemplo de professor, homem reto e comprometido com o que faz. Acima de tudo, comprometido com o bom convívio, com o respeito, com o acolhimento e a gentileza. Agradeço por ser esse exemplo de dignidade", afirmou.
Também prestaram homenagens ao desembargador Moacyr Lobato, durante a sessão, o filho do magistrado, Victor Hugo Santiago Lobato de Campos; o procurador de Justiça Eduardo Nepomuceno; e o advogado Luiz Fernando Valladão Nogueira.
"Agradeço a todos os colegas de judicatura do meu pai e acho simbólico que a última sessão dele tenha sido na 5ª Câmara Cível, onde os laços criados foram além da cordialidade, tornando-se verdadeiramente fraternos", disse Victor Hugo.
O homenageado foi agraciado com uma placa comemorativa, assinada por todos os magistrados presentes, com os seguintes dizeres: "Seus notáveis ensinamentos e seu exemplo como magistrado brilhante, humano, estudioso e dedicado continuarão a nos inspirar e iluminar."

O desembargador Moacyr Lobato se disse emocionado e grato com as manifestações de carinho. "Antes de me aposentar, eu pensei que precisava passar em casa, que é como eu me sinto na 5ª Câmara Cível, para ver meus irmãos e abraçá-los; para dizer o quanto fui feliz aqui e avisar que não vou abandoná-los, porque não podemos perder esse convívio que foi muito além do trato cordial. Estabelecemos vínculos de irmandade e uma amizade sólida", afirmou.
O homenageado agradeceu também à equipe do seu gabinete e a todos os presentes na sessão: "O desembargador Gambogi disse que eu joguei uma partida e que a torcida me aplaudiu. Mas essa não é propriamente a verdade. Não havia uma dissociação entre time e torcida, porque a torcida estava em campo. Eu integrei um time de craques, aprendi com eles e recebi as bolas em condição de marcar um ou outro gol. Jogar nesse time e envergar essa camisa constituiu, para mim, uma alegria e uma das maiores honras da minha vida. Obrigado."
A sessão de homenagens da 5ª Câmara Cível contou ainda com a presença do procurador de Justiça Luiz Renato Topan, da equipe do gabinete do desembargador Moacyr Lobato, de servidoras, servidores, advogadas e advogados.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial