Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG preside abertura de seminário nos EUA

Com participação do desembargador Nelson Missias de Morais, evento em Stanford trata de Tecnologia e Direito


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---repercussao-posse-ministro-afranio---Des.-Nelson-Missias.jpg
Desembargador Nelson Missias de Morais, presidente da ENM, fez a abertura do evento na Universidade de Stanford (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Nelson Missias de Morais, presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), abriu, na segunda-feira (23/9), na Universidade de Stanford (EUA), o seminário "Moldando o Futuro: Tecnologia e Direito com Lideres do Judiciário Brasileiro", que reunirá especialistas internacionais e magistrados para debates sobre "Democracia Deliberativa e impacto das novas tecnologias no Judiciário". A sessão de abertura contará com a participação do presidente do Supremo Triibunal Federal, ministro Luiz Roberto Barroso, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O seminário é uma promoção conjunta da ENM e da Universidade norte-americana e segue até esta quarta-feira (25/9). O desembargador Nelson Missias de Morais, que foi presidente do TJMG na gestão 2018-2020, destacou a importância do evento. "Estamos vivendo um momento importante e crítico da humanidade e é necessário que direcionemos corretamente nossas preocupações e atitudes sobre como encarar as situações críticas e dar respostas a elas", afirmou.

Entre as autoridades e especialistas com presença confirmada no seminário, destaca-se a da ex-ministra das Relacões Exteriores dos Estados Unidos e ex-conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, que participará de uma sessão de perguntas e  respostas. 

São os seguintes os temas que debatidos no evento: "Inovando o Futuro: Papel Vanguardista do Brasil em Direito e Regulação", "Democracia  Deliberativa e a Criação de Leis", "Papel da Suprema Corte Brasileira", "IA e Desenvolvimento Democrático", "O que queremos da IA no Judiciário brasileiro" e "Estado de Direito - Erosão da Democracia e Como Combater o Retrocesso Democrático".

Not--Seminario--Stanford--Nelson--Missias.png
O ex-presidente do TJMG e presidente da ENM, desembargador Nelson Missias de Morais, discursando na abertura do Seminário, ao lado do procurador-geral da República, Paulo Gonet 
 ( Crédito : TJMG / Divulgação )

Inteligência Artificial

Na abertura do seminário Moldando o Futuro: Tecnologia e Direito com Líderes do Judiciário Brasileiro, o ex-presidente do TJMG e presidente da ENM, desembargador Nelson Missias de Morais, disse que a Inteligência Artificial (IA) não poderá substituir a condição humana. "A evolução tecnológica tem sido uma constante há séculos em nossa história e a Inteligência Artificial não é apenas a mais recente das inovações, mas, seguramente, é a mais impactante e desafiante", afirmou.

Para ele, "a humanidade sempre soube encontrar formas de controle para se ajustar às novas realidades” e assim também será em relação à IA. "Particularmente no que diz respeito ao Poder Judiciário, não tenho dúvidas de que a IA virá se somar a outras ferramentas tecnológicas capazes de tornar mais ágeis e seguras as decisões, em benefício da sociedade. Para isto, todavia, será fundamental que os diversos atores envolvidos não percam o foco na função judicante, em que a condição humana jamais poderá ser substituída", disse.

O seminário, que será encerrado nesta quarta-feira (25/9), é uma promoção conjunta da Escola Nacional da Magistratura e da Universidade de Stanford e tem a participação, entre conferencistas e debatedores, de alguns dos mais competentes estudiosos e operadores das novas tecnologias e do Judiciário, no Brasil e no mundo.

O painel de abertura contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial