Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG participa de evento sobre responsabilidade socioambiental

Iniciativas voltadas para sustentabilidade foram destacadas


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Des.-Mauricio-Pinto-Coelho.jpg
Desembargador Maurício Pinto Ferreira aborda iniciativas do Núcleo Ambiental do TJMG em seminário virtual (Foto: Divulgação/TJMG)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Maurício Pinto Ferreira foi um dos palestrantes da Jornada Acadêmica Integrada, uma iniciativa das Faculdades Promove e Kennedy e Centro Universitário Sant’Anna – UniSant’Anna. O magistrado integrou, de forma virtual, a mesa redonda “Responsabilidade Socioambiental” nessa segunda-feira (31/5).

O desembargador Maurício Pinto Ferreira abordou os desdobramentos do trabalho realizado pelo Núcleo Socioambiental do TJMG, que estimula ações a serem implementadas em suas dependências físicas voltadas para a sustentabilidade ambiental.

O magistrado destacou que a atuação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais vai além do julgamento e pacificação de conflitos. “O TJMG, paralelamente, assume uma conduta voltada para a responsabilidade social e atua em diversos segmentos, entre eles, com ações voltadas para a preservação do meio ambiente”.

O palestrante enfatizou que há eixos temáticos que são acompanhados pelo núcleo, todos alinhados com o uso racional de insumos materiais, de energia elétrica, água, combustível, gestão de resíduos, entre outros.

Outra iniciativa é centrada, segundo o desembargador, na capacitação de magistrados, servidores e colaboradores no uso sustentável de equipamentos e materiais de consumo. 

“Há uma preocupação constante na redução do consumo de papel, de copos descartáveis, de água engarrafada. Os índices gerais de economia na prática sustentável alcançados, levando-se em consideração os anos de 2019 e 2020, são positivos.”

Outro ponto destacado pelo desembargador Maurício Pinto Ferreira diz respeito à adoção pelo TJMG de procedimentos eletrônicos, que eliminam o uso de papel.

O magistrado citou a implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramentas que eliminam o uso de papel na rotina judicial e administrativa do TJMG.

“O pensamento não é apenas no sentido pecuniário, mas a preocupação volta-se para a preservação do meio ambiente”, destacou.

A superintendente jurídica do banco Semear, Bruna Vilela, foi outra palestrante do evento, sob coordenação do professor Jonatas Silva.

Veja a palestra na íntegra — https://www.youtube.com/watch?v=B5CVD084tX8.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial