Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador Antônio Carlos Cruvinel recebe título de Cidadão Honorário de Santa Juliana

Solenidade foi realizada na Câmara Municipal da cidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Desembargador-Antonio-Carlos-Cruvinel.jpg
Desembargador Antônio Carlos Cruvinel recebeu a placa do vereador Elb Peão (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel recebeu, na sexta-feira (9/12), o título de Cidadão Honorário de Santa Juliana, município localizado na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. A honraria foi concedida durante solenidade na Câmara Municipal de Santa Juliana. 

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel é natural de Sacramento, situado a 80 km de Santa Juliana. Para ele, o título é um reconhecimento por sua dedicação à magistratura. “Em 46 anos de magistratura e 30 anos de tribunais, sempre procurei seguir uma frase dita pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Hermenegildo Rodrigues de Barros, segundo a qual juiz não pode ser suspeito. Suspeição é como carvão, quando não queima, tisna. Eu galguei minha carreira dessa forma. Em 46 anos, não há um registro de suspeição a respeito da minha atividade profissional”, disse. 

O requerimento para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Santa Juliana ao desembargador Antônio Carlos Cruvinel é de autoria do vereador Elb Gerônimo de Souza. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Pires.

Not---Desembargador-Antonio-Carlos-Cruvinel.jpg
Desembargador Antônio Carlos Cruvinel se aposenta com 46 anos de magistratura e 30 anos de tribunais  (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Trajetória

O desembargador Antônio Carlos Cruvinel se aposenta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais na próxima sexta-feira (16/12). O magistrado, que completa 75 anos de idade em 18/12, ingressou na magistratura em 1977, tendo sido Juiz de Direito e Eleitoral nas comarcas de Prata (1977) e Itabirito (1980). Também atuou como juiz de direito e diretor do Foro em Divinópolis, entre 1981 e 1983. Foi, ainda, juiz-diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte nas eleições de 1992, ano em que passou a integrar o Tribunal de Alçada de Minas Gerais.

Antônio Carlos Cruvinel foi promovido a desembargador do TJMG em 2001. Ocupou o cargo de 1º vice-presidente do TJMG de 18/4/18 a 29/6/18. Em fevereiro de 2012, tomou posse como vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e Corregedor Regional Eleitoral, cargo que ocupou até 8 de julho do mesmo ano. Exerceu a presidência do TRE-MG de julho de 2012 a fevereiro de 2014.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial