
O retrato do desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais no biênio 2020/2022, foi inaugurado em concorrida solenidade, nesta segunda-feira (13/2), na galeria de fotos dos ex-corregedores, no Salão Nobre da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O evento contou com a participação do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, amigos, colegas do magistrado homenageado e de sua esposa Regina e dos filhos Luiz Eduardo e André, que ajudaram no descerramento do retrato.
O corregedor-geral, desembargador Corrêa Junior, afirmou que a solenidade tem um significado muito especial, pois “imortaliza” o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, juntamente com outros ilustres corregedores-gerais. “Cada um com a sua história, as suas alegrias e angústias, satisfações e preocupações, todas inerentes ao exercício deste espinhoso, mas também gratificante cargo. E, inegavelmente, cada fotografia exalta as realizações daqueles que por aqui passaram”, afirmou.

Segundo o corregedor Corrêa Junior, o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo “experimentou 'a dor e a delícia' de que nos fala o cancioneiro popular, mas, daqui, saiu com a satisfação do dever cumprido”, especialmente por sua gestão ter coincidido no período crítico da pandemia de covid-19. “Sem embargo de todas as dificuldades trazidas pelo estado pandêmico, muitas são as realizações da gestão de nosso homenageado”, afirmou.
O desembargador Agostinho Gomes de Azevedo agradeceu "a Deus por ter lhe concedido sabedoria para conduzir o destino da casa corregedora em período tão difícil de nossas vidas". "A pandemia de covid-19 praticamente começou e se findou durante nossa gestão, obrigando a mudança das rotinas de trabalho para preservação da vida e da saúde de servidores, colaboradores e magistrados”, afirmou.
O magistrado destacou ainda o “grande empenho e dedicação dos valorosos servidores e juízes auxiliares”, o que possibilitou a realização de “um bom trabalho” de orientação, fiscalização e na função disciplinar. Ele destacou também a realização de lives e encontros de capacitação durante a gestão, a entrega regionalizada da Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, o cumprimento de todas a metas de 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a atuação da Corregedoria-Geral de Justiça na regularização fundiária e nos Serviços Notarias e de Registro. “O importante é que todas as dificuldades surgidas foram superadas com determinação e altivez”, disse.

O homenageado
Mineiro de São Francisco da Glória, o desembargador Agostinho Gomes de Azevedo começou a carreira profissional como auxiliar de cartório e escrevente juramentado, entre 1972 e 1982, na Comarca de Belo Horizonte. Após a conclusão do curso de Direito, exerceu a advocacia na áreas cível, trabalhista e tributária. Na vida pública, atuou como procurador fiscal do Estado, exercendo a chefia da Procuradoria Regional da Fazenda Pública Estadual em Uberlândia. Ele também foi aprovado no concurso para promotor de Justiça de Minas Gerais.
O desembargador Agostinho Gomes de Azevedo ingressou na magistratura em 1989 e passou pelas comarcas de Matozinho, Piumhi, Muriaé, Betim e Belo Horizonte. Na Justiça Eleitoral, foi juiz da 39ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte. Ele também presidiu a auditoria das urnas eletrônicas do TRE-MG em três eleições. Na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, o desembargador atuou como professor na área criminal.

Entre as várias comendas recebidas ao longo da carreira, destaca-se a Medalha Santos Dumont, Medalha Juscelino Kubitschek, Medalha de Honra da Inconfidência, Medalha Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena e a Medalha de Mérito Judiciário Militar, do TJMMG. Em 2022, o desembargador admitido no TJMG em 2010 recebeu o título de cidadão honorário de Belo Horizonte.
Presenças
Além das autoridades já mencionadas, compareceram também à solenidade o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Drech; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto, e os ex-corregedores-gerais de Justiça do TJMG, desembargadores Roney Oliveira, Alvim Soares, Antônio Sérvulo dos Santos, André Leite Praça e Saldanha da Fonseca, além de outros desembargadores, juízes, servidores e colaboradores do TJMG.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial