Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Deplag apresenta balanço da Agenda Social do TJMG

Resultados de ações entre janeiro e agosto atestam impacto positivo para a sociedade


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Diretoria Executiva de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou, nesta segunda-feira (23/9), para o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, um balanço dos resultados de projetos e iniciativas institucionais do Tribunal que têm significativa repercussão na comunidade e em seu público interno. Os números da chamada Agenda Social mostram o impacto dos projetos registrados entre janeiro e agosto deste ano.   

Not---Pr-se-reune-com-Joao-Victor_-DEPLAG-e-magistrados._2.jpg
Durante a reunião foi apresentado balanço das ações sociais do TJMG entre janeiro e agosto deste ano (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Essa foi a terceira reunião de apresentação do monitoramento dos projetos da Corte mineira, cuja sequência foi iniciada na gestão 2022-2024. “É uma ação social relevante que o Tribunal vem empreendendo. Os números demonstram que o resultado dessas ações também são muito relevantes e têm impacto muito grande em favor das pessoas vulneráveis. O objetivo é não só prosseguirmos, mas ampliarmos essas as ações sociais do Tribunal”, afirmou o presidente Corrêa Junior.

Not---Pr-se-reune-com-Joao-Victor_-DEPLAG-e-magistrados._3.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, disse que as ações devem ser ampliadas (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV/TJMG) e presidente do Comitê PopRua/Jus, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, disse que está satisfeita com o andamento dos projetos. “Fico muito feliz também, como servidora, ao ver o Judiciário se aproximando da sociedade. Ver essa empatia que a instituição vem demonstrando em relação a problemas sociais graves, tentando contribuir para tornar a sociedade menos desigual”, afirmou.

Not---Pr-se-reune-com-Joao-Victor-Silveira-Rezende_-DEPLAG-e-magistrados1.jpg
A superintendente do Núcleo de Voluntariado (NV/TJMG) e presidente do Comitê PopRua/Jus, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, disse estar muito satisfeita com resultado das ações (Crédito: Euler Júnior/TJMG)

O diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG, João Victor Rezende, disse que os números mostram que o TJMG vem se consolidando no papel de se aproximar cada vez mais da sociedade. “Temos 38 projetos e outras ações pontuais que conectam o Tribunal a um impacto positivo na comunidade”, afirmou.

Not---Pr-se-reune-com-Joao-Victor-Silveira-Rezende_-DEPLAG-e-magistrados.jpg
O diretor executivo da Deplag, João Victor Rezende, disse que o balanço mostra que as ações do TJMGna área social têm gerado impacto cada vez mais positivo para a sociedade (Crédito: Euler Júnior/TJMG )

O superintendente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/TJMG), desembargador José Luiz de Moura Faleiros, também falou sobre os números apresentados. “Isso nos motiva a continuar, ao ver projetos com tanto sucesso caminharem”, afirmou.

O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, disse que o cenário apresentado mostra a busca do bem comum. “Nós, aqui no Tribunal, em diversos setores somos vasos comunicantes, e o maior beneficiário disso tudo são os cidadãos e cidadãs”, afirmou.

Números

De janeiro a agosto deste ano, houve o registro de 38 projetos/programas em andamento e mais 18 novas ações pontuais. Foram contabilizados, por meio do Núcleo de Voluntariado do TJMG e Comitê POP Rua/Jus, 28.899 pessoas beneficiadas. Além disso, o método Apac atendeu 6.704 recuperandos e o balanço mostrou ainda que 3.030 pacientes judiciários foram atendidos por meio do Programa PAI-PJ.

O Programa "Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos" beneficiou 810 crianças com as campanhas de apadrinhamento até 31 de maio deste ano. Na Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil, 436 crianças e adolescentes participaram no período monitorado.

Na reunião desta segunda-feira, estiveram presentes também o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; a juíza auxiliar da Presidência Mariana de Lima Andrade; o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas; o juiz da Vara Cível da Infância e da Juventude de BH, José Honório de Rezende; a juíza Maria Isabel Fleck; a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade, Selmara Alves Fernandes; a assessora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) Bianca Pontes; a assessora da Deplag Aline Figueiredo; e a assessora técnica da Assessoria Técnica e Jurídica ao Planejamento e à Gestão Institucional (Asplag), Valéria Guerra. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial